Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados
View/ Open
Date
2016Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e as contribuições dos contos de fadas para a infância. Tal estudo partiu de uma inquietação pessoal sobre os contos de fadas serem um tipo de literatura prejudicial às crianças a qual pode trazer visões ilusórias da vida. Inicialmente o trabalho discute temas como a literatura e a contação de histórias, trazendo a importância das mesmas para a infância. Busco também refletir sobre os contos de fadas, se é pertinente para os profes ...
O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e as contribuições dos contos de fadas para a infância. Tal estudo partiu de uma inquietação pessoal sobre os contos de fadas serem um tipo de literatura prejudicial às crianças a qual pode trazer visões ilusórias da vida. Inicialmente o trabalho discute temas como a literatura e a contação de histórias, trazendo a importância das mesmas para a infância. Busco também refletir sobre os contos de fadas, se é pertinente para os professores trabalharem esse gênero literário em sala de aula, quais são os benefícios que eles podem trazer às crianças e se deve existir alguma resistência sobre esses contos para com as mesmas. Para isso, a metodologia utilizada foi a de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso, utilizando como estratégia a coleta de dados por meio de entrevistas, com um roteiro semiestruturado. Mais precisamente, do material empírico para o debate destas questões foi formulado a partir de entrevistas com treze crianças de quatro a seis anos de idade que possuem contato com este gênero literário. As análises das entrevistas foram feitas a partir da fala das crianças e analisadas a partir do referencial bibliográfico marcado, predominantemente, pelas contribuições de Bruno Bettelheim (1980), sobretudo aquelas apresentadas na obra “A psicanálise dos contos de fadas”. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License