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dc.contributor.advisorComerlato, Denise Mariapt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Gisele Rieger Pintopt_BR
dc.date.accessioned2017-02-24T02:25:39Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153077pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar a importância da aprendizagem para os alunos idosos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi motivada por minhas experiências no estágio na EJA, em uma turma de alfabetização composta em sua maioria por alunos idosos. O aumento do envelhecimento populacional fez com que a sociedade pensasse na qualidade de vida destes sujeitos e novas políticas públicas surgiram para garantir os direitos básicos desta crescente população. As reflexões apresentadas neste trabalho apontam para a importância da educação permanente, que se caracteriza pelo direito ao acesso à educação, independentemente da idade, e pela promoção à saúde através do envelhecimento saudável e ativo, pois a escola atua como um agente facilitador entre o sujeito idoso e novas práticas físicas e intelectuais. A metodologia adotada nessa pesquisa é a de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso com aspectos etnográficos. E tem como material empírico para análise, o diário de classe do estágio e entrevistas semiestruturadas com duas alunas e com duas professoras. Os dados obtidos das entrevistas foram transcritos e analisados apoiando-se em De Freitas, Queiroz e De Sousa (2010), os autores Dalmoro e Vittorazzi (2016) e Neri (1993) foram utilizados para entender aspectos do envelhecimento; Deval (2010) e Rulli Neto (2003) e a legislação vigente para conhecer os direitos dos idosos; e Tfouni (2010), Dalla Zen e Xavier (2010), Ferreiro e Teberosky (1989), Larrosa (2002), Giroux (1990) e Freire (1985, 1990,1992) para aprofundar a compreensão da importância da aprendizagem na velhice. As falas dos entrevistados reforçam a importância da escola na vida destes sujeitos, a busca pela autonomia e a realização do sonho da alfabetização, que perpassa as histórias de vida das alunas entrevistadas. A partir das falas das professoras e do diário de classe, analisou-se as práticas de ensino utilizadas durante o estágio que se mostraram eficazes para a aprendizagem dos alunos idosos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleA importância da educação permanente no envelhecimento ? alunos idosos na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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