Resistência, transgressão e ousadia : táticas, redes e pertenças de pessoas em situação de rua
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Leandro Rogério | pt_BR |
dc.contributor.author | Cezar, Júlia Bragé | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-24T02:25:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/153034 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho de conclusão de curso, apresento a Educação como um instrumento transformador e por vezes transgressor; como tal, pretendo sensibilizar o olhar pedagógico para as diversas ramificações de ação na Educação, destacando, então, uma dessas ramificações, que visibiliza sujeitos quase apagados da nossa história e contempla os vínculos entre a Educação, a periferia e as ruas — essas mesmas que, para além de meras passagens, são a morada de uma população inteira. População que respira, se constrói, se produz e resiste, compondo uma imensa pluralidade de ser gente e de estar nas ruas. Nessa perspectiva, realizei uma pesquisa de cunho qualitativo com estudantes em situação de rua no município de Porto Alegre/RS, matriculados na totalidade 2 da Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Municipal. O objetivo da pesquisa é conhecer as táticas (CERTEAU, 1998) e redes (REQUENA SANTOS, 1994) produzidas por pessoas em situação de rua, problematizando as articulações estabelecidas com práticas escolares, entendendo e acentuando a importância do saber popular na construção do saber erudito (BRANDÃO, 1996). Para essa investigação, explorei duas técnicas distintas, mas complementares: a observação, que permite estar em um dos contextos de ação — a sala de aula — e as entrevistas narrativas, que destacam, através de diversos olhares, diferentes significações e produções de mundo. Nessas produções, ressalto a transitoriedade desses sujeitos nos e entre os lugares dos quais estão se apropriando, tornando-os espaços significativos e de resistência popular. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.title | Resistência, transgressão e ousadia : táticas, redes e pertenças de pessoas em situação de rua | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013853 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1396)