Show simple item record

dc.contributor.advisorPinheiro, Leandro Rogériopt_BR
dc.contributor.authorCezar, Júlia Bragépt_BR
dc.date.accessioned2017-02-24T02:25:09Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/153034pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho de conclusão de curso, apresento a Educação como um instrumento transformador e por vezes transgressor; como tal, pretendo sensibilizar o olhar pedagógico para as diversas ramificações de ação na Educação, destacando, então, uma dessas ramificações, que visibiliza sujeitos quase apagados da nossa história e contempla os vínculos entre a Educação, a periferia e as ruas — essas mesmas que, para além de meras passagens, são a morada de uma população inteira. População que respira, se constrói, se produz e resiste, compondo uma imensa pluralidade de ser gente e de estar nas ruas. Nessa perspectiva, realizei uma pesquisa de cunho qualitativo com estudantes em situação de rua no município de Porto Alegre/RS, matriculados na totalidade 2 da Educação de Jovens e Adultos em uma Escola Municipal. O objetivo da pesquisa é conhecer as táticas (CERTEAU, 1998) e redes (REQUENA SANTOS, 1994) produzidas por pessoas em situação de rua, problematizando as articulações estabelecidas com práticas escolares, entendendo e acentuando a importância do saber popular na construção do saber erudito (BRANDÃO, 1996). Para essa investigação, explorei duas técnicas distintas, mas complementares: a observação, que permite estar em um dos contextos de ação — a sala de aula — e as entrevistas narrativas, que destacam, através de diversos olhares, diferentes significações e produções de mundo. Nessas produções, ressalto a transitoriedade desses sujeitos nos e entre os lugares dos quais estão se apropriando, tornando-os espaços significativos e de resistência popular.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.titleResistência, transgressão e ousadia : táticas, redes e pertenças de pessoas em situação de ruapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013853pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record