A casa de brincar : um projeto coletivo de construção do espaço para o faz de conta com crianças pequenas
Fecha
2016Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil - UFRGS/MEC intitulado: “A casa de brincar: um projeto coletivo de construção do espaço para o faz de conta com crianças pequenas” trata da organização do espaço de brincar numa instituição de Educação Infantil. Organiza-se sob a ótica de crianças pequenas. Investiga como estas percebem o pátio enquanto espaço onde realizam interações e aprendizagens, em especial na casa de brincar. Objetiva a escuta do que dize ...
O Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil - UFRGS/MEC intitulado: “A casa de brincar: um projeto coletivo de construção do espaço para o faz de conta com crianças pequenas” trata da organização do espaço de brincar numa instituição de Educação Infantil. Organiza-se sob a ótica de crianças pequenas. Investiga como estas percebem o pátio enquanto espaço onde realizam interações e aprendizagens, em especial na casa de brincar. Objetiva a escuta do que dizem, pensam e falam as crianças sobre a casa de brincar no pátio externo da escola. Atenta para quais contribuições podem surgir a partir das crianças, com vistas à proposta de qualificação do pátio da escola, em uma interação entre crianças, professora, funcionários e familiares. A pesquisa realizou-se em uma Escola Municipal Infantil da cidade de Novo Hamburgo, com uma turma de faixa etária de três anos. Fundamenta-se em autores como Thiollent (1985), Sarmento e Pinto (1997), Sarmento e Pinto (1997), Brougère (1997), Wallon (1998), Forneiro (1998), Kramer (2007), Vigotsky (2007), Dornelles (2001, 2005, 2012), Horn (2004, 2012), Barbosa (2009), entre outros. A metodologia, cunhada como pesquisa-ação, faz uso do diário de campo, observações participantes, conversas individuais e em grupos com as crianças. Serviu-se de fotografias, desenhos e construção de maquete, bem como da organização e reestruturação da casa do brincar da escola. Com a investigação foi possível concluir que, quando se trata do brincar no espaço do pátio, as crianças têm plenas condições de opinar sobre sua organização, indicando que objetos devem estar presentes e a disponibilização desses para dar conta dos seus desejos de brincar e suas necessidades de realizá-los em um espaço prazeroso. Observou-se também que, à medida em que se possibilitou às crianças falarem e se expressarem em diferentes linguagens sobre o seu entendimento de como deveria ser uma casa de brincar, essas se posicionaram sobre o assunto, o que levou o grupo a reestruturar esse local do brincar a partir de um projeto que integrou as crianças à comunidade escolar. Entende-se a partir da investigação que se faz cada vez mais urgente que o posicionamento das crianças frente àquilo que lhe é afeto na escola (a organização do pátio externo) deva ser cada vez mais levado em conta, pois isso ratifica a visão do que as crianças têm dos espaços que compõem sua vida na escola, de forma a valorizá-las como sujeitos ativos e capazes de mostrar que elas estão, desde muito pequena, atentas ao que acontece em seu ambiente escolar. ...
Abstract
Work Completion of the Specialization Course in Teaching in Childhood Education – UFRGS/MEC entitled "The play house: a collective project of building space for the make-believe with small children" deals with the organization of space to play in childhood education institution. It is organized from the perspective of young children. It investigates how they perceive the playground as an area where they perform interactions and learning, especially the play house. It aims at listening to what c ...
Work Completion of the Specialization Course in Teaching in Childhood Education – UFRGS/MEC entitled "The play house: a collective project of building space for the make-believe with small children" deals with the organization of space to play in childhood education institution. It is organized from the perspective of young children. It investigates how they perceive the playground as an area where they perform interactions and learning, especially the play house. It aims at listening to what children say, think and talk about the house to play in the school playground. He notes that contributions may arise from the children, with a view to qualifying proposal of the playground, in an interaction between children, teacher, staff and family. The research took place in a Municipal Children School from Novo Hamburgo, with an age range of three years classroom. It is based on authors such as: Thiollent (1985), Sarmento e Pinto (1997), Sarmento e Pinto (1997), Brougère (1997), Wallon (1998), Forneiro (1998), Kramer (2007), Vigotsky (2007), Dornelles (2001, 2005, 2012), Horn (2004, 2012), Barbosa (2009), among others. The methodology, classified as action research, makes use of the diary, participant observations, and individual and in group’s conversations with children. He used photographs, drawings and model building, as well as the organization and restructuring of the school play house. With the research, it was concluded that, when it comes to playing in the playground space, children are fully able to give an opinion on your organization, indicating that objects must be present and the availability of these to account for their desire to play and their needs to realize them in a pleasant space. It was also noted that, as in that enables children to speak and express themselves in different languages on their understanding of how it should be a play house, they positioned themselves on the matter, which led the group to restructure this place from a project that integrated the children to the school community. It is understood from the research that is increasingly urgent that the placement of children ahead to what is her affection at school (the organization of the playground) should be increasingly seen as this confirms the view of children they have spaces that make up your life at school, in order to value them as active subjects and able to show that they are from very small, attentive to what happens in their school environment. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License