Registro e documentação pedagógica na Educação Infantil : concepções e práticas docentes na rede municipal de Novo Hamburgo
Fecha
2016Autor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este trabalho investigou o cotidiano, os pontos de vista e as ações de docentes da Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo, no que diz respeito às práticas de Registro e Documentação Pedagógica. Para tanto, se orientou no sentido de responder as seguintes perguntas: Os (as) professores (as) de Educação Infantil da Rede Municipal de Novo Hamburgo produzem registros e documentação pedagógica sobre sua prática cotidiana? E sobre as produções das crianças, como lidam, que usos fazem de ...
Este trabalho investigou o cotidiano, os pontos de vista e as ações de docentes da Educação Infantil da rede municipal de Novo Hamburgo, no que diz respeito às práticas de Registro e Documentação Pedagógica. Para tanto, se orientou no sentido de responder as seguintes perguntas: Os (as) professores (as) de Educação Infantil da Rede Municipal de Novo Hamburgo produzem registros e documentação pedagógica sobre sua prática cotidiana? E sobre as produções das crianças, como lidam, que usos fazem delas? Que descobertas relatam acerca do seu próprio trabalho e sobre as crianças a partir das análises das suas produções e das produções das crianças em diferentes linguagens? Além disso, o que pensam esses profissionais sobre registro e documentação pedagógica, quais as concepções que eles têm a este respeito? A pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta dados gerados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a professores que atuam com crianças da faixa etária de zero a cinco anos da rede municipal de Novo Hamburgo, cujas análises se deram a partir do respaldo teórico de autores como Dahlberg, Moss e Pence (2003), Freire (1998), Ostetto (2008, 2000), Warschauer (1993, 2001). Com este estudo, foi possível detectar, do ponto de vista dos sujeitos da pesquisa, uma confusão entre os conceitos de documentação pedagógica e registros, apontando para a necessidade de redimensionamento destas concepções junto aos profissionais desta rede de ensino. Por outro lado, foi possível constatar, através das entrevistas, que o registro e a documentação pedagógica possibilitam a construção de memória sobre o percurso individual e de grupo, a visibilidade do trabalho pedagógico do professor e das aprendizagens das crianças, a comunicação e a aproximação entre escola e famílias, o que pode e deve ser potencializado se os docentes desenvolverem essa prática cotidianamente, principalmente para refletirem e ampliarem seus conhecimentos sobre as crianças, sobre registro e documentação pedagógica e sobre suas práticas. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1950)
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