Literatura Infantil e scripts de gênero : com a palavra as crianças
dc.contributor.advisor | Felipe, Jane | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Fernanda Bittencourt de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-21T02:27:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/152891 | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a relevância de aprofundar as discussões referentes à temática de gênero na Educação Infantil, o presente trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, que teve como objetivo investigar as manifestações de crianças na faixa etária 3-4 anos de uma escola municipal de educação infantil de Porto Alegre sobre gênero através da leitura de quatro livros infantis que trazem em seu enredo questões referentes a este tema. Além disso, foi considerada também a observação de situações que pudessem surgir em diferentes momentos da rotina após a realização da proposta, buscando evidenciar que representações apresentam e refletindo de que forma tais concepções são construídas na nossa cultura. A pesquisa encontra-se ancorada teoricamente nos Estudos sobre Gênero em FELIPE, GUIZZO & BECK (2013), LOURO (2003) e MEYER (2008) e reflexões sobre Literatura Infantil a partir das contribuições de ABRAMOVICH (1997) e LAJOLO & ZILBERMAN (1999). Os resultados apontam para um cruzamento entre o que as crianças observam enquanto constituintes de uma cultura que ainda hoje legitima, demarca e estabelece modos de ser e endereçamentos para homens e mulheres - determinando a constituição de suas masculinidades e feminilidades – e o que elas estabelecem espontaneamente a partir de seus próprios conceitos e representações. Assim, foi possível perceber que apresentavam em alguns momentos posturas e visões adultocêntricas sobre as questões de gênero - surgindo a partir daí alguns estranhamentos pelas situações com as quais foram confrontadas através das histórias - enquanto que em outros é possível identificar manifestações singulares que rompem com tais discursos, vivenciando, neste processo, as questões de gênero na escola infantil sob um viés mais igualitário. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | Literatura Infantil e scripts de gênero : com a palavra as crianças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013507 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
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Ciências Humanas (1948)