Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica
dc.contributor.advisor | Marcello, Fabiana de Amorim | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Krisley Pereira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-21T02:26:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/152875 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo problematizar o uso da fotografia na documentação pedagógica, por meio do conceito de imagem e do olhar reflexivo, assim como entender como usar a fotografia como registro na documentação pedagógica. Foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, buscando descrever e compor contribuições para a discussão desta que tem sido uma recorrente estratégia de planejamento e de narrativa do cotidiano pedagógico. Para isso, e metodologicamente, utilizou-se a análise de fotografias da turma de Berçário 2, extraídas do diário pessoal da pesquisadora (e também docente da turma) no decorrer do ano de 2015. Assim, mais precisamente, foram analisadas 42 imagens, extraídas de um montante de cerca de 900 fotografias. Além de utilizar os cadernos de registros da turma como fonte. Teoricamente, investigou-se o conceito de documentação pedagógica e o conceito de imagem, tomando como base as contribuições de autores, como: Barbosa; Fernandes, Marques, Almeida e Luff, definindo os conceitos de documentação pedagógica; Oliveira, Ostetto para conceito de registro; Edwards; Gandini; Forman; Fochi e Ostetto nos apresentando o conceito da documentação pedagógica na abordagem de Reggio Emilia; Cunha e Fernández nos falando sobre o conceito de imagem na educação. Entende-se que a documentação pedagógica são todos aqueles documentos nos quais escrevemos, registramos e narramos a prática pedagógica, tendo como objetivo a reflexão do fazer docente. A fotografia se constitui como uma espécie de registro de memória. No entanto, na análise de dados, observa-se que ainda persiste uma dificuldade de expressão das pessoas por meio da linguagem visual – já que, em muito, ela é usada como mera “comprovação” e não diálogo mais efetivo com o texto. Busquei relações entre o uso da fotografia como importante e diferenciada forma de se documentar o dia e o dia a dia na escola de educação infantil. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001013581 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1950)