Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarcello, Fabiana de Amorimpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Krisley Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-21T02:26:56Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/152875pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo problematizar o uso da fotografia na documentação pedagógica, por meio do conceito de imagem e do olhar reflexivo, assim como entender como usar a fotografia como registro na documentação pedagógica. Foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, buscando descrever e compor contribuições para a discussão desta que tem sido uma recorrente estratégia de planejamento e de narrativa do cotidiano pedagógico. Para isso, e metodologicamente, utilizou-se a análise de fotografias da turma de Berçário 2, extraídas do diário pessoal da pesquisadora (e também docente da turma) no decorrer do ano de 2015. Assim, mais precisamente, foram analisadas 42 imagens, extraídas de um montante de cerca de 900 fotografias. Além de utilizar os cadernos de registros da turma como fonte. Teoricamente, investigou-se o conceito de documentação pedagógica e o conceito de imagem, tomando como base as contribuições de autores, como: Barbosa; Fernandes, Marques, Almeida e Luff, definindo os conceitos de documentação pedagógica; Oliveira, Ostetto para conceito de registro; Edwards; Gandini; Forman; Fochi e Ostetto nos apresentando o conceito da documentação pedagógica na abordagem de Reggio Emilia; Cunha e Fernández nos falando sobre o conceito de imagem na educação. Entende-se que a documentação pedagógica são todos aqueles documentos nos quais escrevemos, registramos e narramos a prática pedagógica, tendo como objetivo a reflexão do fazer docente. A fotografia se constitui como uma espécie de registro de memória. No entanto, na análise de dados, observa-se que ainda persiste uma dificuldade de expressão das pessoas por meio da linguagem visual – já que, em muito, ela é usada como mera “comprovação” e não diálogo mais efetivo com o texto. Busquei relações entre o uso da fotografia como importante e diferenciada forma de se documentar o dia e o dia a dia na escola de educação infantil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleCada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013581pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Docência na Educação Infantilpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples