Reelaboração do projeto político pedagógico numa perspectiva participativa em uma escola da rede municipal de Alvorada
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esse trabalho de conclusão apresenta as reflexões e ações realizadas através da proposta de reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal, objetivando a participação de todos os envolvidos no processo educativo numa perspectiva da gestão democrática. Este projeto está fundamentado nos princípios norteadores da gestão democrática, um dos eixos do Curso de Especialização do Programa Nacional Escola de Gestores. A escolha por este foco ocorreu devido à disparidade de ideias, ...
Esse trabalho de conclusão apresenta as reflexões e ações realizadas através da proposta de reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal, objetivando a participação de todos os envolvidos no processo educativo numa perspectiva da gestão democrática. Este projeto está fundamentado nos princípios norteadores da gestão democrática, um dos eixos do Curso de Especialização do Programa Nacional Escola de Gestores. A escolha por este foco ocorreu devido à disparidade de ideias, metodologias, estruturas, que ao longo do tempo foram modificadas na prática, mas que não refletem o documento vigente, bem como busca garantir a participação democrática da comunidade escolar para que este de fato, norteie as ações da escola. Usou-se como forma de intervenção a base metodológica da pesquisa-ação, por ter como objetivo uma reflexão permanente sobre a ação e ser um processo eminentemente coletivo. A partir dessa temática foram utilizadas as obras dos autores que contribuem para essa proposta: Gandin (1999), Oliveira (2004), Veiga (2013) e Franco (2005), Libâneo (2004), Galina e Carbello (2007), Paro (2008), dentre outros. Diante das ações implantadas foi possível verificar a importância do trabalho coletivo para a construção de uma gestão democrática e para a reconstrução de um PPP que represente a nossa realidade, seja viável e de conhecimento de todos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License