A reformulação do projeto político pedagógico com ênfase na participação dos alunos
dc.contributor.advisor | Medeiros, Isabel Letícia Pedroso de | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Maria de Lurdes Martins de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151706 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é apresentar uma análise das ações de um Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Porto Alegre, ao final do ano de 2014 e início de 2015. A proposta originou-se de uma tarefa da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho foi desenvolvido por uma aluna do curso que ocupa o cargo de vice-diretora da escola. O foco das ações foi a participação dos alunos no contexto escolar, com o objetivo de propiciar situações e/ou espaços coletivos de diálogo, oportunizando aos alunos vivenciarem relações mais democráticas, preparando-os assim para o exercício da cidadania. A metodologia empregada consistiu em uma pesquisa-ação, conforme Franco (2005) e Richardson [s.d.], o que exigiu a participação coletiva dos sujeitos envolvidos no processo. A partir das contribuições de Paro (2008), Vinha e Tognetta (2011), Araújo (2007; 2015), Puig (2000) e Cury (2005), foi elaborada a fundamentação teórica do Projeto de Intervenção realizado. A análise dos resultados revelou que conflitos cotidianos enfrentados no ambiente escolar podem ser resolvidos através do diálogo, permitindo assim a construção de valores éticos e preparando os alunos para o exercício da cidadania. Percebeu-se que um obstáculo que precisa ser superado são as práticas ainda autoritárias de muitos professores, onde cabe ao aluno apenas obedecer a normas já predeterminadas. Outro desafio é continuar ressignificando o conselho de classe e permitindo uma maior participação do aluno nesse espaço. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Conselho da escola | pt_BR |
dc.subject | Conselho de classe | pt_BR |
dc.title | A reformulação do projeto político pedagógico com ênfase na participação dos alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004333 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Ciências Humanas (1949)