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dc.contributor.advisorVirginio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorDiemen, Ione Marli da Costa Vonpt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:51Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151690pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão refere-se às ações colocadas em prática em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Encruzilhada do Sul, no decorrer de 2014 e primeiro semestre de 2015. Tais ações foram desenvolvidas com o objetivo de construir as adaptações necessárias na reorganização do Projeto Político Pedagógico da escola, dentro dos princípios da gestão democrática e numa perspectiva de educação inclusiva. Mais especificamente, procurou-se incentivar a formação dos envolvidos, para que percebam as potencialidades de cada aluno, atendendo suas especificidades e que isso contribua para a melhoria na qualidade do ensino. Foi utilizada a pesquisa-ação como metodologia e como forma de intervir na prática do cotidiano escolar. O uso de questionários e de entrevistas permitiu a apreensão de informações importantes para o desenvolvimento do trabalho. Os principais autores que serviram de referência ao embasamento teórico foram: Carvalho (2014), Galina (2014), Mantoan e Prieto (2006) e Veiga (2013). Evidenciou-se, ainda, a necessidade de conhecer melhor a legislação a respeito da inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais no ensino regular, principalmente pelos representantes do Conselho Escolar. Ao final, o conjunto dos professores concluiu que há necessidade de articular e adequar os planos de ensino, os planos de aula e a avaliação com o Projeto Político Pedagógico, ora reformulado. Os professores que participaram dos encontros mostraram-se motivados a realizar cursos de formação na área da inclusão escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleInclusão e reformulação do projeto político pedagógicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001005702pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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