Inclusão e reformulação do projeto político pedagógico
dc.contributor.advisor | Virginio, Alexandre Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Diemen, Ione Marli da Costa Von | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151690 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão refere-se às ações colocadas em prática em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Encruzilhada do Sul, no decorrer de 2014 e primeiro semestre de 2015. Tais ações foram desenvolvidas com o objetivo de construir as adaptações necessárias na reorganização do Projeto Político Pedagógico da escola, dentro dos princípios da gestão democrática e numa perspectiva de educação inclusiva. Mais especificamente, procurou-se incentivar a formação dos envolvidos, para que percebam as potencialidades de cada aluno, atendendo suas especificidades e que isso contribua para a melhoria na qualidade do ensino. Foi utilizada a pesquisa-ação como metodologia e como forma de intervir na prática do cotidiano escolar. O uso de questionários e de entrevistas permitiu a apreensão de informações importantes para o desenvolvimento do trabalho. Os principais autores que serviram de referência ao embasamento teórico foram: Carvalho (2014), Galina (2014), Mantoan e Prieto (2006) e Veiga (2013). Evidenciou-se, ainda, a necessidade de conhecer melhor a legislação a respeito da inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais no ensino regular, principalmente pelos representantes do Conselho Escolar. Ao final, o conjunto dos professores concluiu que há necessidade de articular e adequar os planos de ensino, os planos de aula e a avaliação com o Projeto Político Pedagógico, ora reformulado. Os professores que participaram dos encontros mostraram-se motivados a realizar cursos de formação na área da inclusão escolar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Inclusão e reformulação do projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001005702 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Ciências Humanas (1950)