O protagonismo juvenil na escola : participação do grêmio estudantil na gestão democrática
dc.contributor.advisor | Amaral, Márcio de Freitas | pt_BR |
dc.contributor.author | Sanchez, Fabiane da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151685 | pt_BR |
dc.description.abstract | Construir uma gestão democrática e participativa é um grande desafio para os gestores, e envolve toda a comunidade escolar. O presente trabalho tem como objetivo investigar a participação dos jovens no grêmio estudantil de uma escola pública localizada no município de Santa Cruz do Sul. Analisa o envolvimento desses sujeitos e a visão que eles têm acerca do grêmio estudantil, problematizando a relação dos jovens com a política e o espaço de participação. Discute sobre os obstáculos que encontram dentro da escola para que esta agremiação participe ativamente e a maneira como os gestores podem incentivar está prática. Este trabalho teve como fonte de pesquisa as entrevistas feitas com os alunos do Grêmio Estudantil e com alunos que deixaram de fazer parte desta agremiação, além da entrevista com uma professora que orientou um Grêmio Estudantil nesta escola em outra oportunidade. O referencial teórico conta com a contribuição de autores como Danilo Gandin (1996), Ilma Veiga (2001; 2013), David Tripp (2005), Paulo Carrano (2012) e Juarez Dayrell (2007). O Grêmio estudantil constitui um meio de participação dos alunos na vida escolar, o que favorece a formação para a cidadania, tornando-se um espaço de discussão, criação e tomada de decisão acerca do processo escolar, bem como fortalecendo noções a respeito de direitos, deveres e convivência comunitária. Através desta experiência surgiram alguns questionamentos, entre eles, os motivos que levam a falta de participação dos jovens, os significados possíveis do “não gostar de política” e a visão que eles têm do Grêmio Estudantil como uma espécie de voluntariado, uma oportunidade de ajudar a escola a ser um lugar melhor. Contribuir para que este aluno deixe de ser figurante e passe a ser protagonista dentro da escola é uma das questões abordadas neste trabalho e como educadores e gestores podem contribuir nesse processo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Protagonismo juvenil | pt_BR |
dc.subject | Grêmio estudantil | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | O protagonismo juvenil na escola : participação do grêmio estudantil na gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009020 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Ciências Humanas (1948)