Os olhares das crianças sobre a escola de educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho registra uma análise mais aprofundada das ações implementadas no Projeto de Intervenção realizado em uma Escolade Educação Infantildo município de Guaíba, ao término do anode 2014 e início de 2015, desenvolvendo a temática sobre os olhares das crianças sobre a Escola de Educação Infantil. O objetivo desta pesquisa foi sensibilizar pais, professores e funcionáriossobre a importância de ouvir as opiniões que as crianças têm com relação à escola. Outro objetivofoi ampliar a participa ...
Este trabalho registra uma análise mais aprofundada das ações implementadas no Projeto de Intervenção realizado em uma Escolade Educação Infantildo município de Guaíba, ao término do anode 2014 e início de 2015, desenvolvendo a temática sobre os olhares das crianças sobre a Escola de Educação Infantil. O objetivo desta pesquisa foi sensibilizar pais, professores e funcionáriossobre a importância de ouvir as opiniões que as crianças têm com relação à escola. Outro objetivofoi ampliar a participação dos alunos da pré-escola, levando em consideração suas expectativase suas visões sobre o ambiente escolar. Para a realização do trabalho, foi usado como referencial teórico a bibliografia disponibilizada na plataforma de curso de Especialização em Gestão Escolar, a LDB nº 9394/96, referências do Ministério da Educação, e alguns autores tais como: Paro(2005), Dourado(2000), Demo(1996), Bastos(2005), Kramer(2003), Kemmis e McTaggart (1988). Participaram deste trabalho alunos da turma de jardim. O trabalho realizado na escola avançou positivamente, principalmente na postura de acolhida dos pais,da supervisora escolar e dos professores, em relaçãoà importância de incluir na proposta pedagógica da escola, a partir da visão democrática que temos a participação ativa das crianças pequenas. Entendemos enquanto equipeque este é um tema que não se esgota com esse trabalho e que continua fazendo parte das nossas ações no cotidiano escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License