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Projetos integradores voltados ao desenvolvimento e resgate da cidadania e a participação coletiva
dc.contributor.advisor | Pires, Daniela de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Freitas, Rosângela Maria de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151666 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido no âmbito da Sala Ambiente Projeto Vivencial, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade à distância, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Trata-se de uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco é "PROJETOS INTEGRADORES VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO E RESGATE DA CIDADANIA”. Nosso objetivo foi desenvolver os projetos vinculados ao Projeto Político Pedagógico - PPP, com a efetiva participação dos alunos e da comunidade escolar. Busca-se através deste trabalho preservar o direito e a qualidade na educação básica, através de projetos integradores, incentivando a permanência do aluno na escola e estimulando a participação democrática. O trabalho foi e será desenvolvido no Colégio Estadual Manoel Ribas, Santa Maria/RS, no período de dezembro de 2014 a dezembro de 2015. Num primeiro momento foi realizada uma pesquisa com os alunos, durante as reuniões do Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RS, buscando saber quais projetos e/ou oficinas pedagógicas, oferecidos em turno inverso, seriam de maior interesse dos mesmos, os quais eles efetivamente gostariam de participar. Desta forma, no trabalho pretendemos apresentar a análise realizada sobre a utilização de recursos, qualidade total e democracia, assim interferindo no dia-a-dia do aluno, contribuindo para uma educação integral, visando incentivar a permanência na escola e a democracia, tornando o aluno um individuo autônomo e atuante na sociedade. Os autores que deram suporte à nossa análise foram: Candau (2012), Cury (2007), Bitencourt (2014), Moll (2012), Arroyo (2012), Pistrak (2000), Paro (2007) e Comerlatto (2013). Durante as atividades desenvolvidas houve grande interesse e participação dos alunos, bem como de toda a comunidade escolar, incluindo professores e funcionários, os quais também participaram dos projetos e oficinas ministrados. A grande dificuldade encontrada fica por conta dos recursos humanos não liberados para esse tipo de atividade, o que compromete a operacionalização e o desenvolvimento do trabalho. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Permanência na escola | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Projetos integradores voltados ao desenvolvimento e resgate da cidadania e a participação coletiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009756 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
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Ciencias Humanas (1949)