Projetos integradores voltados ao desenvolvimento e resgate da cidadania e a participação coletiva
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Date
2015Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido no âmbito da Sala Ambiente Projeto Vivencial, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade à distância, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Trata-se de uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco é "PROJETOS INTEGRADORES VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO E RESGATE DA CIDADANIA”. Nosso objetivo foi desenvolver os projetos vinculados ao Projeto Político Pedagógico - PPP, com a efetiva ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvido no âmbito da Sala Ambiente Projeto Vivencial, do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade à distância, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Trata-se de uma análise das ações do Projeto de Intervenção cujo foco é "PROJETOS INTEGRADORES VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO E RESGATE DA CIDADANIA”. Nosso objetivo foi desenvolver os projetos vinculados ao Projeto Político Pedagógico - PPP, com a efetiva participação dos alunos e da comunidade escolar. Busca-se através deste trabalho preservar o direito e a qualidade na educação básica, através de projetos integradores, incentivando a permanência do aluno na escola e estimulando a participação democrática. O trabalho foi e será desenvolvido no Colégio Estadual Manoel Ribas, Santa Maria/RS, no período de dezembro de 2014 a dezembro de 2015. Num primeiro momento foi realizada uma pesquisa com os alunos, durante as reuniões do Sistema Estadual de Avaliação Participativa – SEAP/RS, buscando saber quais projetos e/ou oficinas pedagógicas, oferecidos em turno inverso, seriam de maior interesse dos mesmos, os quais eles efetivamente gostariam de participar. Desta forma, no trabalho pretendemos apresentar a análise realizada sobre a utilização de recursos, qualidade total e democracia, assim interferindo no dia-a-dia do aluno, contribuindo para uma educação integral, visando incentivar a permanência na escola e a democracia, tornando o aluno um individuo autônomo e atuante na sociedade. Os autores que deram suporte à nossa análise foram: Candau (2012), Cury (2007), Bitencourt (2014), Moll (2012), Arroyo (2012), Pistrak (2000), Paro (2007) e Comerlatto (2013). Durante as atividades desenvolvidas houve grande interesse e participação dos alunos, bem como de toda a comunidade escolar, incluindo professores e funcionários, os quais também participaram dos projetos e oficinas ministrados. A grande dificuldade encontrada fica por conta dos recursos humanos não liberados para esse tipo de atividade, o que compromete a operacionalização e o desenvolvimento do trabalho. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
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