A gestão democrática como processo de participação coletiva : um olhar para o projeto político pedagógico
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O presente trabalho relaciona-se com o Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tratando-se de uma análise das ações de um Projeto de intervenção circunscrito ao foco da gestão escolar democrática, implementadas no primeiro semestre de 2015 na Escola Municipal de Educação Infantil da Vila da Páscoa, da cidade de Porto Alegre. O tema trata da participação e da gestão democrática na escola. Objetivou-se, com esse Projeto, democratizar e aprofundar o ...
O presente trabalho relaciona-se com o Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tratando-se de uma análise das ações de um Projeto de intervenção circunscrito ao foco da gestão escolar democrática, implementadas no primeiro semestre de 2015 na Escola Municipal de Educação Infantil da Vila da Páscoa, da cidade de Porto Alegre. O tema trata da participação e da gestão democrática na escola. Objetivou-se, com esse Projeto, democratizar e aprofundar o conhecimento inter-relacionado às diversas funções colaborativas que permeiam o universo escolar, tornando-as mais efetivas e eficazes na sua práxis diária. Para tanto o trabalho teve fundamentação teórica em Ilma Passos Alencastro Veiga na análise e elaboração de textos sobre gestão democrática e Robert Jarry Richardson e Maria Amélia Santoro Franco no tema da pesquisa ação. Foi realizada como forma de pesquisa e intervenção na realidade, com base no método da pesquisa-ação tendo como principal resultado a compreensão, por parte dos educadores, da necessidade de inter-relacionar conhecimentos, aprofundando-os, a fim de potencializar os resultados de suas tarefas diárias e proporcionar aos alunos atividades mais qualificadas e variadas, aprimorando o processo educacional e cuidador da escola infantil. Chamou a atenção a facilidade com que os educadores se engajaram no projeto, interagindo ativamente com propostas de temas, buscando soluções para os diversos problemas apresentados e aplicando as soluções inovadoras no seu dia a dia de trabalho. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License