A participação do conselho escolar : implementando para a construção da cidadania
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2015Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho foi desenvolvido no curso de Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata de uma descrição reflexiva das ações do Projeto-Intervenção (PI) na tentativa de uma maior participação dos pais no ambiente escolar. Ações que foram implementadas no primeiro semestre deste ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, no município de Nova santa Rita. Na busca de uma maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos e ...
O presente trabalho foi desenvolvido no curso de Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata de uma descrição reflexiva das ações do Projeto-Intervenção (PI) na tentativa de uma maior participação dos pais no ambiente escolar. Ações que foram implementadas no primeiro semestre deste ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, no município de Nova santa Rita. Na busca de uma maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos e como parte integrante no processo de implementação da Gestão Democrática. Bordenave (1995), Demo (1995), Veiga (2013) Libâneo (2004) e Cury (2005) são alguns autores que deram suporte teórico para algumas das reflexões principalmente sobre participação no decorrer do projeto e da análise das ações implementadas. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade apoiada pelos autores Franco (2005), e Tripp (2005). A proposta aproximou mais os pais do ambiente escolar, em diferentes momentos e situações. Destacamos a implementação do Conselho Escolar como um dos princípios da Gestão Democrática. Durante o processo de Intervenção, houve mobilidade dos grupos de trabalho pois muitos pais não conseguiram acompanhar as etapas de discussões e ações no decorrer do ano letivo, em função do trabalho ou de desestímulo durante o processo de participação. O desafio que ainda encontramos é a manutenção desta participação, para que os diferentes grupos compreendam que participação é um processo, não existindo participação suficiente, nem acabada. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
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