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dc.contributor.advisorCaetano, Maria Raquelpt_BR
dc.contributor.authorWilbert, Ivone Marifran dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:27Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151640pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho descreve a trajetória e análise realizada ao longo do Projeto de Intervenção, do Curso de Especialização de Gestores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, implementado em uma escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada no Município de Alvorada, RS, o qual teve seu início em janeiro de 2014, a partir do momento em que assumimos a gestão da escola, sendo viabilizado e estruturado ao longo do curso. Logo, encontra-se em efetivo exercício, tendo seu término em dezembro de 2016 e cujo objetivo é reestruturar o Projeto Político- Pedagógico em prol de práticas e métodos que otimizem o fazer pedagógico de forma eficaz e condizente com a realidade na qual estamos inseridos, guiados pela voz da democracia no contexto escolar, e, sobretudo com foco nos direitos humanos dos sujeitos, embasando-se na integração de todos os segmentos para um mesmo fim educacional. Assim, para fundamentar o trabalho, utilizamos os seguintes autores: Paro (2007), Gandin (2014), Franco (2005), Vasconcellos (2002), entre outros, que subsidiaram a jornada à cerca da Gestão Democrática. A intervenção ocorreu a partir da análise da pesquisa-ação, cuja teorização, uniu-se à prática das ações, em função de uma maior organização e planejamento da metodologia de trabalho, permitindo práticas em favor de uma gestão democrática.pt_BR
dc.description.abstractThe presente work describes the trajectory and analysis executed over of the intervention project, the specialization course managers Federal University of Rio Grande do Sul, implemented in municipal elementary school, located in municipality of Alvorada, RS, which began January 2014, from the time we took over the school management, it’s made possible and structured over the curso. Therefore, lies in effective and exercise, having its end in December 2016 and whose purpose is to restructure the Political Pedagogical Project in favor of practices and methods that optimize to make pedagogical effectively and consistently with the reality in which we operate, guided by the voice of democracy in the school context, and, especially focusing on the human rights subject, if basing on the integration of all segments for the same educational purpose. So, to base the work, we use the following authors: Paro (2007), Gandin (2014), Franco (2005), Vasconcellos (2002), among others, that supported the journey about the Democratic Management.The intervention occurred from the research action analysis, whose theory, joined the practice of actions, due to a larger organization and planning the work methodology, allowing and optimization of practical in favor of a democratic management.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectManagement democraticen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectReflectionen
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectBuildingen
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectPraxisen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectQualityen
dc.subjectEnsino de primeiro graupt_BR
dc.titleO caminhar de uma práxis pedagógica de qualidade na escola a partir de uma gestão democráticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001006053pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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