Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Ivam Martins dept_BR
dc.contributor.authorCosta, Rosiara Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:26Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151637pt_BR
dc.description.abstractApresento o meu Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização da Escola de Gestores da Educação Básica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele analisa alguns modelos de relações que se estabelecem entre professores. Apesar de partir da observação de uma escola em particular, é sabido que esses modelos se repetem em muitas escolas da rede pública. Analiso essas relações tomando como base algumas ideias extraídas da filosofia, dos autores Spinoza, Nietzsche, Snyders e Corazza. De Spinoza extraí a ideia dos afetos que se dão nas relações entre os corpos; nesse caso, corpos que compõem um corpo docente. Em Nietzsche busquei a moral do ressentimento, a fim de explicar a negatividade que paralisa a ação e impede a mudança. Em Snyders encontrei explicações sobre as culturas que coabitam e se chocam no ambiente escolar, bem como a vontade de promover a alegria na escola. E, por fim, Corazza me ajudou a interpretar Nietzsche e Spinoza, em especial com alguns textos em que aborda as paixões tristes que acometem os corpos docentes, nesses tempos de crise na educação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleUm corpo do(c)ente : o que ele pode?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001003716pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples