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dc.contributor.advisorFalcetta, Antonio Paimpt_BR
dc.contributor.authorPassi, Mirta Magali Lopespt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:25Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151635pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a orientação sexual no ambiente escolar, visto que é um dos temas transversais a serem abordados no currículo educacional, já que, nas últimas décadas, a abordagem da sexualidade vem ocupando espaços nos meios de comunicação e sendo discutida entre membros de diferentes segmentos sociais. Desse modo, pelo Projeto de Intervenção desenvolvido na Especialização em Gestão Educacional do Programa Nacional de Gestores da Educação Básica/MEC em convênio com a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aplicado em uma Escola de Ensino Médio Politécnico, localizada em Uruguaiana RS, debateu -se sobre as fragilidades e as possibilidades da escola para o desenvolvimento de práticas educativas de reconhecimento e de defesa da identidade de gênero e da diversidade sexual, visando compreender seus limites e observar suas oportunidades. Assim, pretende-se contribuir para a constituição de uma educação sexual escolarizada de enfrentamento à homofobia, no sentido de se pensarem práticas educativas que proporcionem relações sociais positivas. O projeto teve como foco a turma de 8.º ano, totalizando em média 25 alunos, entre 14 e 15 anos. Como objetivo principal, determinou-se a busca de possíveis disseminadores que viessem a contribuir para a conscientização da identidade de gênero e da diversidade sexual no ambiente escolar. Durante o trabalho, foram levados vídeos, textos, documentários que orientassem os jovens a refletir sobre sua posição em relação ao assunto, especialmente sobre como escola e sociedade tratam desses temas. Notou-se, durante a exposição, que alguns apresentam muita resistência quando o assunto é diversidade sexual; outros defendem a liberdade de expressão e sexual de cada um. Com o auxílio do material disponibilizado pelo grupo de pesquisa GESE – FURG em parceria com a Secad/MEC, em cumprimento das metas estabelecidas pelo Programa do Governo Federal “Brasil sem Homofobia: Programa de Combate à Violência e à discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual” e pelo “Plano Nacional de Política para as mulheres”, buscamos autores como Louro (1997-2001) e Junqueira (2009) para embasar nossos estudos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleDiversidade sexual e de gênero no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004941pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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