Mostrar el registro sencillo del ítem
Imprimindo a educação infantil no projeto político pedagógico da escola
dc.contributor.advisor | Medeiros, Isabel Letícia Pedroso de | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Sílvia de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151632 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a análise de ações do Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma escola pública, o qual foi o eixo da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho de conclusão teve como foco o processo de elaboração democrática da proposta pedagógica da educação infantil, numa escola da rede pública de educação do município de Alvorada. Desejou mostrar as etapas de elaboração, a forma como se estabeleceu o diálogo entre a comunidade e a instituição na busca de aliar o desejo ao previsto na legislação. Esse processo contou com o amparo de diversas leituras de autores conhecidos que tratam dos temas abordados ao longo desta elaboração. Entre eles, podemos citar Gadoti, 2001; Costa 2001; Salles, 2012; Friedmann, 2012; Nista-Piccolo, 2012; Hoffmann, 2001; além da Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Durante a elaboração da proposta pedagógica, fez-se uso da metodologia da Pesquisa Ação, que prevê a participação do pesquisador como agente da pesquisa, oportunizando que este interaja e participe da transformação da realidade. O desenvolvimento do trabalho contou com vários momentos de encontro entre todos os segmentos da comunidade escolar, muito diálogo, escuta e estudo. Entre os desafios encontrados, o que mais marcou este processo foi a condição de reunir as pessoas envolvidas visto que pais, professores e funcionários, por vezes, não conseguiram conciliar seus compromissos pessoais e profissionais de modo que oportunizasse a presença de todos nos encontros promovidos pela equipe gestora da escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.title | Imprimindo a educação infantil no projeto político pedagógico da escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001002592 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)