Participação do conselho escolar integrando a escola com a comunidade
dc.contributor.advisor | Milone, Julian de Camargo | pt_BR |
dc.contributor.author | Leite, Glades Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151625 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido no curso de formação de diretores da Escola de Gestores – MEC, como um Projeto de Intervenção tendo como tema a “Participação do Conselho Escolar integrando a Escola com a Comunidade” realizado numa escola localizada na cidade de Alegrete - RS. O objetivo principal é a participação do Conselho Escolar com a comunidade e com os demais segmentos, visando propor uma integração de todos os membros do colegiado. Participação e transparência são princípios essenciais da gestão democrática, em que todos os envolvidos no processo educacional (professores, pais, alunos e a comunidade representada pelas instâncias colegiadas) devem participar da gestão, assim como todas as ações e decisões tomadas devem ser de conhecimento de todos. A metodologia adotada para o desenvolvimento do PI foi pelo método da Pesquisa-ação que é uma metodologia muito usada em projetos de pesquisa educacional. De acordo com as pesquisas realizadas foi diagnosticado a importância do Conselho Escolar como um órgão fundamental para Gestão Democrática da escola. É preciso criar condições concretas para que essa participação ocorra de fato, para que tenha condições de se apropriar da escola e que a escola se esforce para democratizar o saber sem que isso lhe seja imposto. Dentre os instrumentos que vêm sendo estruturados no processo de democratização em gestão, conjuntamente com os autores pesquisados, entre eles PARO (1996 e 2009), WERLE (2003), destacamos o Conselho Escolar por considerarmos esta instância colegiada como sendo o mecanismo mais democrático até o momento dentro da escola, e principalmente por representar todos os segmentos da escola. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Conselho da escola | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de primeiro grau | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.title | Participação do conselho escolar integrando a escola com a comunidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001006182 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)