Avaliação na inclusão escolar : desafio de todos os educadores
dc.contributor.advisor | Pereira, Vanessa Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Sevilla, Pedro Ricardo Romero | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T02:23:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151615 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Inclusiva é sem dúvida um dos maiores desafios, nas ultimas décadas, o direito a uma educação para todos está fortemente sendo debatido nas escolas e na sociedade. O presente trabalho faz uma abordagem na questão da Educação Especial, os desafios da inclusão, de como lidar com as diferenças em sala de aula; de como avaliar alunos com diferentes deficiências, principalmente alunos com deficiência mental e os alunos com diferentes formas de comunicação. A inclusão dos alunos com necessidades especiais, no sistema regular de ensino está baseada na perspectiva para todos, desta forma, a necessidade de se construir uma escola em que as práticas pedagógicas sejam estruturadas para contemplar a diversidade de forma igualitária atendendo os princípios dos documentos legais nacionais e internacionais que norteiam a educação especial na perspectiva da escola inclusiva.Observando as necessidades individuais e realizando as adaptações curriculares necessárias, levando-se em conta as diferentes formas de aprender e ensinar, pois uma escola democrática não supor que exista somente uma forma de ensinar. Ao que tudo indica, muito há de se discutir, mas uma coisa é bastante clara, a inclusão só acontece quando todos os envolvidos estão dispostos a ela, e é na prática, no fazer pedagógico do professor, tanto do ensino regular como do especial que se configuram os avanças rumo a uma educação para todos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Avaliação na inclusão escolar : desafio de todos os educadores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001003856 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)