Avaliação na inclusão escolar : desafio de todos os educadores
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
A Educação Inclusiva é sem dúvida um dos maiores desafios, nas ultimas décadas, o direito a uma educação para todos está fortemente sendo debatido nas escolas e na sociedade. O presente trabalho faz uma abordagem na questão da Educação Especial, os desafios da inclusão, de como lidar com as diferenças em sala de aula; de como avaliar alunos com diferentes deficiências, principalmente alunos com deficiência mental e os alunos com diferentes formas de comunicação. A inclusão dos alunos com necess ...
A Educação Inclusiva é sem dúvida um dos maiores desafios, nas ultimas décadas, o direito a uma educação para todos está fortemente sendo debatido nas escolas e na sociedade. O presente trabalho faz uma abordagem na questão da Educação Especial, os desafios da inclusão, de como lidar com as diferenças em sala de aula; de como avaliar alunos com diferentes deficiências, principalmente alunos com deficiência mental e os alunos com diferentes formas de comunicação. A inclusão dos alunos com necessidades especiais, no sistema regular de ensino está baseada na perspectiva para todos, desta forma, a necessidade de se construir uma escola em que as práticas pedagógicas sejam estruturadas para contemplar a diversidade de forma igualitária atendendo os princípios dos documentos legais nacionais e internacionais que norteiam a educação especial na perspectiva da escola inclusiva.Observando as necessidades individuais e realizando as adaptações curriculares necessárias, levando-se em conta as diferentes formas de aprender e ensinar, pois uma escola democrática não supor que exista somente uma forma de ensinar. Ao que tudo indica, muito há de se discutir, mas uma coisa é bastante clara, a inclusão só acontece quando todos os envolvidos estão dispostos a ela, e é na prática, no fazer pedagógico do professor, tanto do ensino regular como do especial que se configuram os avanças rumo a uma educação para todos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License