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dc.contributor.advisorBueno, Rita de Cássia Soares de Souzapt_BR
dc.contributor.authorWottrich, Fabiane Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:15Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151613pt_BR
dc.description.abstractO trabalho trata da implantação e aperfeiçoamento do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso, da cidade de Quinze de Novembro-RS, pois percebeu-se a insuficiência deste para fortalecer as concepções da gestão democrática, principal fundamento teórico do Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A função social da educação escolar pode ser vista no sentido de um instrumento de diminuição das discriminações e de construção da participação cidadã. Por isso, não basta o acesso à escola, é preciso haver uma participação de todos os segmentos na escola, para exercitar e observar os resultados desta integração. O presente trabalho está fundamentado nos seguintes teóricos Cury (2005), Paro (2001, 2007), Candau (2012), Galina (2007), Afonso (2001), dentre outros. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, com a aplicação de um questionário, com o apoio dos pais integrantes da diretoria do Círculo de Pais e Mestres, objetivando perceber as atribuições e o envolvimento dos segmentos da comunidade escolar, bem como seus papeis na contribuição para uma gestão democrática. A partir disso, buscou-se a reformulação do Projeto Político Pedagógico que é a principal ferramenta para que, de fato, tenha-se na escola uma educação de qualidade. Tendo em vista que a gestão democrática participativa de uma escola representa a interação entre os diversos segmentos que a compõem, incluindo o envolvimento e participação dos pais, o presente trabalho desenvolve reflexões acerca da importância de interação entre a família e a escola, numa perspectiva de corresponsabilidade de ambas na construção e transmissão dos conhecimentos. Ademais, o questionário aplicado proporcionou a expressão da opinião dos pais em relação à escola e, por meio deste, observou-se o nível de interesse dos mesmos para com a vida escolar de seus filhos, constituindo-se num instrumento que abriu um espaço para dialogar e tomar iniciativas para suprir as dificuldades do cotidiano escolar. Estas ações demostraram o quão importante é conscientização e o envolvimento para construção de uma educação de qualidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleOs desafios de uma gestão democrática na atualidade : como envolver os pais para construção de um ensino de qualidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001006200pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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