Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoraes, Jaira Coelhopt_BR
dc.contributor.authorCanabarro, Maria Margaretept_BR
dc.date.accessioned2017-02-14T02:23:13Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151610pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da gestão democrática escolar, tendo como fio condutor a participação da Comunidade Escolar, famílias, funcionários e professores na escola. Esta pesquisa-ação de abordagem qualitativa visa uma intervenção dentro da escola, de forma a possibilitar aos participantes uma reflexão crítica sobre sua prática e crenças a respeito de Gestão Escolar Democrática, Participação e Conselho Escolar. Tendo como ponto de partida a problematização da participação, este estudo busca identificar os motivos da baixa participação da Comunidade na escola, além de analisar se os sujeitos pesquisados percebem a relação da sua participação com o desenvolvimento dos alunos e a efetivação da Gestão Democrática na escola. Cury (2007), Ferraro (2008), Lück (2010), Paro (2007) e Peroni (2012) foram alguns dos autores que subsidiaram os estudos para a realização deste trabalho. A partir das respostas obtidas nos questionários pode-se afirmar que a participação das famílias, dos professores e funcionários na escola é fundamental para a construção de uma gestão escolar democrática. Contudo a tarefa de trazer a Comunidade para o interior da escola, não pode e nem deve ficar somente sob a responsabilidade do gestor, todos os sujeitos da educação precisam fazer um esforço individual e um movimento coletivo para que a democracia seja aprendida e vivenciada no cotidiano escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectConselho da escolapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleA participação da comunidade escolar no processo de gestão democrática : um estudo no CMEB Paulo Freirept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001004341pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples