Conselho escolar : espaço de construção democrática do projeto político pedagógico
dc.contributor.advisor | Martins, Ivam Martins de | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Alexandre Canibal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151572 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos a educação brasileira passou por um processo de mudanças e exigências por demandas da sociedade por garantia de direitos e do mercado de trabalho. Uma destas exigências é universalização ao direito ao acesso à escola em todos os níveis, desde a educação infantil ao ensino médio. O direito à escola no nível fundamental está praticamente garantida no que se refere ao acesso, porém, a permanência e sucesso não está sendo concluída com êxito. Um dos aspectos deste problema passa pela qualidade a ser oferecida pela escola onde a gestão escolar tem sua responsabilidade. A partir da Constituição de 1988 e a LDB de 1996 foi definido o conceito da Gestão Democrática como sendo um elemento estratégico para contribuir para a melhoria da educação no país. Com esta orientação legal, muitas iniciativas políticas e estudos foram e são implantadas para garantir os preceitos legais, a qualificação dos agentes educacionais e comunidades escolares para o fortalecimento da Gestão Democrática Escolar. Entre vários princípios atribuídos à Gestão Democrática, como forma de garantir a autonomia da escola, é a elaboração do Projeto Político Pedagógico. A proposta deste trabalho foi analisar como o Conselho Escolar da EMEF Vereador Carlos Pessoa de Brum se posiciona em relação à necessidade de ter e promover a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório junto aos membros do Conselho Escolar e realizar uma análise sobre como membros do conselho se posicionam em relação a importância ou não do conselho ser agente mobilizador para a construção do Projeto Político Pedagógico. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Conselho da escola | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Conselho escolar : espaço de construção democrática do projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009056 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)