Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa
dc.contributor.advisor | Moraes, Jaira Coelho | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Zuleiva Teresinha de Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151567 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar apresenta os resultados das ações realizadas em que se buscou refletir, analisar e acompanhar a reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública estadual, da cidade de Porto Alegre/RS. Esse processo ocorreu de forma coletiva e participativa, buscando elaborar objetivos, metas e ações comuns que intervenham de forma positiva, na prática avaliativa. A reelaboração do PPP da escola traduz a vontade de mudar, repensar o que já se tem de concreto, permitindo avaliar o que foi feito e projetar mudanças. Como um documento que reflete a realidade da escola e levando em consideração que a escola tem autonomia para elaborá-lo, construindo a sua identidade. A escola pública é espaço de participação, e deve ser gerida democraticamente e coletivamente, buscando formas de promoção da permanência e aprendizagem dos educandos. Assim, foi realizado Projeto de Intervenção (PI), através de estudo de questionários respondidos pelos professores, pais e alunos da escola. Também foi realizada palestra com a comunidade escolar onde se discutiu sobre avaliação. Com este projeto foi possível promover uma participação significativa da comunidade e ressignificar a importância da construção do Projeto Político Pedagógico. O estudo tem como base teórica autores como Cury (2012), Melchior (2003), Gandin (2012) Thiollent (2005) e Franco (2012). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001001303 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)