Projeto político pedagógico : refletindo sobre a prática avaliativa
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar apresenta os resultados das ações realizadas em que se buscou refletir, analisar e acompanhar a reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública estadual, da cidade de Porto Alegre/RS. Esse processo ocorreu de forma coletiva e participativa, buscando elaborar objetivos, metas e ações comuns que intervenham de forma positiva, na prática avaliativa. A reelaboração do PPP da escola traduz a vontade de mu ...
O presente trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar apresenta os resultados das ações realizadas em que se buscou refletir, analisar e acompanhar a reelaboração do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública estadual, da cidade de Porto Alegre/RS. Esse processo ocorreu de forma coletiva e participativa, buscando elaborar objetivos, metas e ações comuns que intervenham de forma positiva, na prática avaliativa. A reelaboração do PPP da escola traduz a vontade de mudar, repensar o que já se tem de concreto, permitindo avaliar o que foi feito e projetar mudanças. Como um documento que reflete a realidade da escola e levando em consideração que a escola tem autonomia para elaborá-lo, construindo a sua identidade. A escola pública é espaço de participação, e deve ser gerida democraticamente e coletivamente, buscando formas de promoção da permanência e aprendizagem dos educandos. Assim, foi realizado Projeto de Intervenção (PI), através de estudo de questionários respondidos pelos professores, pais e alunos da escola. Também foi realizada palestra com a comunidade escolar onde se discutiu sobre avaliação. Com este projeto foi possível promover uma participação significativa da comunidade e ressignificar a importância da construção do Projeto Político Pedagógico. O estudo tem como base teórica autores como Cury (2012), Melchior (2003), Gandin (2012) Thiollent (2005) e Franco (2012). ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License