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dc.contributor.advisorMilone, Julian de Camargopt_BR
dc.contributor.authorLopes, Eloiza Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-11T02:25:43Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151566pt_BR
dc.description.abstractEstamos vivendo um momento de reestruturação do PPP, sabemos que não é fácil essa transformação conforme Gandin,D. não temos um sistema escolar em que haja essa participação do povo , sobretudo se pensarmos o povo com sua cultura; quer dizer: as pessoas são chamadas para uma ajuda naquilo que já está determinado pela estrutura escolar, mas não podem contribuir com esperanças, desejos, ideias e sonhos...” O Plano Político- Pedagógico da escola reflete a realidade do aluno, valorizando a sua autoestima, sendo também instrumento para o acréscimo de itens legais, como a implantação dos anos. A revisão, foi proposta para aparar algumas arestas para colocá-lo em prática, pois ele está bem estruturado. O processo educativo atual está desprovido de teores que resgatem a essência da família; os valores morais, étnicos, culturais; os princípios; e, sobretudo, o respeito, pois a desestrutura familiar é espantosa, e a escola, não consegue desempenhar esse papel se ao aluno não sentir um estímulo significativo no processo de aprendizagem. A educação em si, não tem poderes para modificar o mundo, mas a Educação em nós, ganha, ganha proporções gigantesca a ponto de transformar vidas, principalmente se a comunidades escolar se organiza para este fim. A Escola municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui com sede no munícipio de Sant’Ana do Livramento. Implementa a “gentileza” na formação escolar de cidadãos solidários atuantes na comunidade, comprometidos com ações que reconheçam o outro, no sentido do resgate de valores morais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O Plano Político Pedagógico da Escola a LDBEN (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). A pesquisa-ação é uma proposta metodológica eminentemente pedagógica, dentro da perspectiva de ser um exercício pedagógico, configurado como ação que notifica a prática educativa, a partir de princípios éticos que visualizam a contínua formação e a emancipação de todos os sujeitos da prática. Pesquisa aberta, democrática e centrada nos problemas práticos da educação, construindo novos saberes, promovendo mudanças atitudinais para melhor qualidade de vida. Na reestruturação do PPP reflete a realidade do aluno, valorizando a autoestima, o enfoque dado ao tema gentileza é muito próximo ao de generosidade. Até então aconteceram projetos em que os alunos, doaram alimentos, roupas, e elaborando vídeos com tema “gentileza”.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectGentilezapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.titleReformulação do PPP : Projeto “Gentileza gera gentileza”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001009611pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR


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