A disciplina na sala de aula : um desafio constante
dc.contributor.advisor | Martins, Ivam Martins de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Cláudia Engelke Brandenburguer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151565 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata de um entre os tantos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais da educação, que é a indisciplina no ambiente escolar. Por ser um local propicio a muitos acontecimentos, onde muitas pessoas diferentes convivem diariamente, nem sempre há uma interação tranquila. A escola onde realizei meu trabalho é frequentada por alunos de diferentes classes sociais e econômicas e os professores utilizam metodologias diversificadas ao ministrar suas aulas. Um dos principais objetivos deste trabalho é descobrir o que a comunidade pensa a respeito da indisciplina: suas causas, o que consideram como atos de indisciplina, quais os prejuízos que ela pode causar na aprendizagem e na vida escolar dos estudantes e, por fim, o que pode ser feito para mudar essa situação. Os recursos utilizados para atingir esses objetivos foram filmes, vídeos, textos, debates, questionários, cartazes e participaram os quatro segmentos da comunidade escolar, ou seja, alunos, pais, professores e funcionários. Este trabalho foi embasado em alguns teóricos e entre eles destaco Silvia Parrat-Dayan e Júlio Groppa Aquino, por estudarem a respeito deste assunto, observando e refletindo sobre as mudanças que vem ocorrendo com o passar dos anos, as possíveis causas da indisciplina na escola, até que ponto o aluno pode ser responsabilizado e a importância de uma gestão democrática efetiva. Qual o papel do gestor escolar diante deste desafio, como a comunidade escolar e o Projeto Político Pedagógico da escola podem colaborar para amenizar o problema, também serão tratados neste trabalho. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.title | A disciplina na sala de aula : um desafio constante | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009442 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)