Um novo olhar do educador do papel do coordenador pedagógico como um interventor das práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de Educação Infantil.
dc.contributor.advisor | Pereira, Vanessa Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Leal, Aline Santana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151551 | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema “Um novo olhar do educador do papel do Coordenador Pedagógico como um interventor das práticas educativas na Educação Infantil” surgiu a partir do conhecimento da realidade educacional de uma Escola Municipal Infantil localizada em Sant‟Ana do Livramento. A escolha do tema teve por finalidade a busca de alternativas que pudessem colaborar para a construção de um espaço democrático, participativo e transformador. Por meio de uma pesquisa-ação, da discussão com o grupo e da análise das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da escola, pôde-se reconhecer que o trabalho desenvolvido nas escolas não considera fundamental o papel do Coordenador Pedagógico na educação infantil mas, sim sua política de trabalho junto ao grupo de educadores. Esta relação é que poderá fortalecer a qualidade da educação oferecida, tendo na sua competência atender aos anseios de todos os envolvidos no processo educacional, sendo um interventor, contribuindo para o resgate da autoestima dos docentes, para libertarem-se das práticas tradicionais e não funcionais utilizadas na educação infantil. Os autores utilizados no referencial teórico foram: CURY, FRANCO, GANDIN, VEIGA e outros. A pesquisa apontou algumas contribuições para o grupo pesquisado, trazendo mais esclarecimentos sobre os espaços de atuação de cada um na gestão escolar democrática. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Coordenador pedagógico | pt_BR |
dc.title | Um novo olhar do educador do papel do coordenador pedagógico como um interventor das práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de Educação Infantil. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009178 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)