Um novo olhar do educador do papel do coordenador pedagógico como um interventor das práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de Educação Infantil.
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O tema “Um novo olhar do educador do papel do Coordenador Pedagógico como um interventor das práticas educativas na Educação Infantil” surgiu a partir do conhecimento da realidade educacional de uma Escola Municipal Infantil localizada em Sant‟Ana do Livramento. A escolha do tema teve por finalidade a busca de alternativas que pudessem colaborar para a construção de um espaço democrático, participativo e transformador. Por meio de uma pesquisa-ação, da discussão com o grupo e da análise das prá ...
O tema “Um novo olhar do educador do papel do Coordenador Pedagógico como um interventor das práticas educativas na Educação Infantil” surgiu a partir do conhecimento da realidade educacional de uma Escola Municipal Infantil localizada em Sant‟Ana do Livramento. A escolha do tema teve por finalidade a busca de alternativas que pudessem colaborar para a construção de um espaço democrático, participativo e transformador. Por meio de uma pesquisa-ação, da discussão com o grupo e da análise das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da escola, pôde-se reconhecer que o trabalho desenvolvido nas escolas não considera fundamental o papel do Coordenador Pedagógico na educação infantil mas, sim sua política de trabalho junto ao grupo de educadores. Esta relação é que poderá fortalecer a qualidade da educação oferecida, tendo na sua competência atender aos anseios de todos os envolvidos no processo educacional, sendo um interventor, contribuindo para o resgate da autoestima dos docentes, para libertarem-se das práticas tradicionais e não funcionais utilizadas na educação infantil. Os autores utilizados no referencial teórico foram: CURY, FRANCO, GANDIN, VEIGA e outros. A pesquisa apontou algumas contribuições para o grupo pesquisado, trazendo mais esclarecimentos sobre os espaços de atuação de cada um na gestão escolar democrática. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License