A gestão democrática como um mecanismo de enfrentamento da infrequência escolar : a realidade da escola Manoel Ribas
dc.contributor.advisor | Pires, Daniela de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Menegat, Tania Marlene Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151545 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa mobilizar a comunidade escolar para a problemática que vivemos hoje no Colégio Manoel Ribas e as ações desenvolvidas para diminuir a Infrequência. O objetivo maior da equipe do SOE (Serviço de Orientação Educacional) e demais envolvidos é desenvolver o trabalho de forma integrada com atendimento ao aluno, suas famílias e demais membros do contexto escolar. Como princípio básico, pauta-se no compromisso e envolvimento dos membros participantes e co-responsáveis nesse processo com vistas a uma abordagem integrada de professores, SOE e alunos de forma a contribuir na aproximação da realidade e compreensão do aluno em sua totalidade e, dessa forma, contribuir para a diminuição da infrequência escolar. Na pesquisa, será utilizado o método de abordagem dedutivo, na medida em que parte de uma premissa geral que é a infrequência na realidade do Colégio Manoel Ribas sob o enfoque da Gestão Democrática, trazidas a partir dos autores trabalhados no decorrer do trabalho, para questões particulares, analisadas por meio de atividades e observações apresentadas dentro do colégio. A pesquisa tratará da infrequência escolar e seus desafios, trazendo a tona o contexto da Escola Manoel Ribas, as dificuldades que a escola encontra para reduzir a porcentagem de alunos infrequentes. Também é abordada a relação da infrequência escolar, as dificuldades que são encontradas para que essa gestão seja plena dentro da instituição e seus desafios. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | A gestão democrática como um mecanismo de enfrentamento da infrequência escolar : a realidade da escola Manoel Ribas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001001937 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)