Revitalização do projeto político pedagógico
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho de conclusão de curso sobre a revitalização do Projeto Político Pedagógico tem como fundamento principal a participação da comunidade escolar, pois a discussão e a conscientização de todos deixam clara a necessidade da efetiva participação de todos os segmentos e que a construção da democracia começa na escola. O trabalho foi desenvolvido a partir de encontros envolvendo todos os segmentos. Após foram realizadas algumas entrevistas e a partir daí a pesquisa-ação. Percebe-se a qual ...
Este trabalho de conclusão de curso sobre a revitalização do Projeto Político Pedagógico tem como fundamento principal a participação da comunidade escolar, pois a discussão e a conscientização de todos deixam clara a necessidade da efetiva participação de todos os segmentos e que a construção da democracia começa na escola. O trabalho foi desenvolvido a partir de encontros envolvendo todos os segmentos. Após foram realizadas algumas entrevistas e a partir daí a pesquisa-ação. Percebe-se a qualidade das informações, das reuniões, dos entrevistados, dos questionamentos a partir dos diálogos. O envolvimento dos segmentos permitiu uma compreensão mais profunda sobre a escola que temos e a que queremos, a comunidade escolar mostrou-se aberta ao diálogo e positiva aos questionamentos. As reuniões foram realizadas onde cada segmento teve a oportunidade de expor suas ideias, pois o comprometimento de todos é fundamental para construir novos conceitos e melhorar a qualidade de educação no meio em que estamos atuando. A construção do PPP surge a partir da necessidade de organizar e planejar a vida escolar e é nesse momento que a comunidade deve estar envolvida para a efetivação de conquistas e de novos horizontes numa gestão democrática que destaca a importância dos valores, do acesso e permanência, dos direitos e dos deveres e tantos outros aspectos que estão presentes no cotidiano da escola. As principais referências teóricas utilizadas no trabalho são Veiga, Negrini e Silva. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License