Disciplina : fica mais fácil quando os alunos gostam...
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O trabalho de conclusão do Curso de Gestão Escolar foi pensado a partir de um dos grandes problemas que atinge a escola nos dias atuais, a disciplina e a indisciplina. O objetivo deste trabalho é qualificar as relações docentes e discentes diminuindo as ocorrências disciplinares levando os professores a avaliar sua prática, sua metodologia, a forma como se relacionam com seus alunos e os alunos a refletirem sobre suas atribuições como estudantes. Para a realização deste trabalho foi utilizada a ...
O trabalho de conclusão do Curso de Gestão Escolar foi pensado a partir de um dos grandes problemas que atinge a escola nos dias atuais, a disciplina e a indisciplina. O objetivo deste trabalho é qualificar as relações docentes e discentes diminuindo as ocorrências disciplinares levando os professores a avaliar sua prática, sua metodologia, a forma como se relacionam com seus alunos e os alunos a refletirem sobre suas atribuições como estudantes. Para a realização deste trabalho foi utilizada a metodológica da pesquisa–ação, pois possibilita aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, estando envolvidos pesquisadores e pesquisados que buscam estratégias a fim de encontrar soluções para os problemas. Para tanto, um conjunto de estratégias (reuniões, entrevistas e levantamento de dados) foram implementadas, de março a julho de 2015, em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, situada no bairro Restinga Nova em Porto Alegre. O foco destas atividades foi dirigido a alunos adolescentes de 11 a 14 anos e os professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como referencial teórico, textos e obras de diferentes autores tais como: Roberto Jarry Richardson, Maria Amélia Santoro Franco, David Trapp, Celso Antunes e Julio Groppa Aquino. A partir da implementação do trabalho e tabulação dos dados coletados nas pesquisas realizadas com os professores e nos trabalhos realizados em sala de aula com os alunos, conclui que ao contrário do que pensava há muitas semelhanças entre o que pensam sobre disciplina e indisciplina. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License