Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade
dc.contributor.advisor | Correa, Monique Robain Montano | pt_BR |
dc.contributor.author | Belmonte, Edgar Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151533 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo atende exigências do Curso de Especialização em Gestão Escolar – UFRGS e refere-se à análise das ações do Projeto de Intervenção realizado em uma escola da Rede Estadual de Ensino, implementadas a partir do segundo semestre de 2014 e início de 2015. Este projeto tem como objetivo obter melhoria na integração entre escola e comunidade, garantindo que esta participe mais das decisões do cotidiano escolar. Pretende ainda, refletir sobre a gestão democrática na escola e o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico e administrativo, fazendo o necessário para viabilizar essa participação, tendo como referencial, Freire (1996, p. 46), Cury (1996), Paro (2008) Pérez Gomes (2001, p. 131-132), Luce Medeiros (2000, p.16) e legislação pertinente. Trata-se de um aprofundamento das análises das ações do Projeto de Intervenção (PI) implementadas na escola, utilizou-se da pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar visando trazer a comunidade para auxiliar na identificação de problemas bem como soluções para os mesmos. Conscientizar a comunidade da importância da sua participação, que a escola é um dos principais ambientes de socialização, formação, produção e disseminação de valores, é um espaço estratégico na desconstrução de conceitos preestabelecidos e na promoção da equidade e da transformação social ainda é uma dificuldade a ser superada, sendo que lutar pela qualidade da educação é um dever de todos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática : participação da comunidade para uma escola de qualidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009577 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Ciências Humanas (1951)