O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo
dc.contributor.advisor | Scherer, Regina Maria Duarte | pt_BR |
dc.contributor.author | Stabile, Vanessa Cado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-11T02:25:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151530 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão trata da análise de ações de um Projeto de Intervenção - PI - que visa reestruturar o Projeto Político Pedagógico no âmbito do processo avaliativo da Escola Estadual Vanessa Cadó. Esta é uma escola de Ensino Médio localizada na cidade de Porto Alegre. Este PI iniciou no final de 2014 estendendo-se ao longo do ano de 2015. Tendo como principal objetivo analisar as modificações propostas pelo Programa do Ensino Médio Inovador – PROEMI – do governo federal, estruturando o redesenho curricular articulando-o com um processo avaliativo coerente com as mudanças propostas. Alguns autores inspiraram as análises, entre eles Veiga (2013), Tripp (2005), Franco (2005), Luckesi (1998, 2000), Saul (2008). A metodologia utilizada como processo de intervenção no espaço escolar foi a pesquisa-ação. Durante as intervenções promoveu-se o diálogo entre os pares do corpo docente, reflexões sobre a necessidade de rever a estrutura curricular, o planejamento e a execução das aulas, bem como o processo avaliativo buscando uma avaliação coerente que promova o verdadeiro processo ensino/aprendizado. Vários são os aspectos que ainda precisam ser avaliados e executados, sabemos que toda mudança deve ser gradual e muito bem articulada. Precisamos continuar avaliando os resultados obtidos e aos poucos fazer os ajustes necessários para atingir o principal objetivo: eficácia e qualidade de ensino. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | O ensino médio inovador e as modificações no processo avaliativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001001746 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)