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dc.contributor.advisorCattani, Airtonpt_BR
dc.contributor.authorBocchese, Lorenzo Ellerapt_BR
dc.date.accessioned2017-02-02T02:30:47Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/151365pt_BR
dc.description.abstractA conjuntura tecnológica atual confere profundas mudanças na política, na economia e nas relações sociais, sendo a ubiquidade da informática um dos principais vetores de difusão dessa transformação. O design gráfico, evidentemente, está sujeito a essa interferência, e as marcas mutantes, que são identidades visuais que alteram de modo sistemático sua forma, cor ou tipografia, parecem ser uma expressão dessa modificação. O escopo deste trabalho consiste na investigação da percepção de pesquisadores, profissionais e clientes do design gráfico acerca das oportunidades e dos riscos da escolha por essas identidades visuais mutantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com vistas a se compreender a história e o contexto atual das identidades visuais, além de uma análise qualitativa, por meio de entrevistas, para tentar entender em que medida as identidades visuais mutantes conseguem transmitir, com clareza, a essência das organizações que as utilizam e identificar para quais setores econômicos esse tipo de marca é mais indicado.pt_BR
dc.description.abstractThe current technological environment confers profound changes in politics, economics and social relations, being the ubiquity of computing one of the main vectors of dissemination of this transformation. The graphic design is, of course, subject to this interference, and the mutant brands, which are visual identities that systematically alter its shape, color and typography, seem to be an expression of this change. The scope of this work consists on the investigation of the perceptions of researchers, professionals and clients of graphic design related to the opportunities and risks of choice for these mutants visual identities. Therefore, a literature review with a view to understand the history and current context of visual identities was performed, and a qualitative analysis, through interviews, to try to understand to what extent the changing visual identity can convey, with clarity, the essence of the organizations that use them and to identify to which economic sectors this kind of brand is most appropriate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectMutant brandsen
dc.subjectMarca mutantept_BR
dc.subjectVisual identityen
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectBrand designen
dc.subjectPostmodernismen
dc.titleMarcas mutantes : percepção de profissionais, pesquisadores e clientes do design gráfico sobre identidades visuais cambiantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000929503pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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