Mostrar el registro sencillo del ítem
Por uma Geografia do poder da escola
dc.contributor.advisor | Lahorgue, Mario Leal | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Felipe Akauan da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-24T02:24:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/151196 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre a produção do espaço escolar, sua dinâmica interna os conflitos que se desenrolam em sua cotidianidade, discutindo assim a apropriação que os distintos sujeitos fazem desse espaço e tendo por objeto de estudo uma Escola Municipal localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre. Busca-se aqui responder as seguintes questões: a) Como o espaço escolar se apresenta enquanto território? Há grupos que disputam-no? Como se dá a relação entre esses grupos? b) Há tentativas hegemônicas de dominação e de controle desse espaço? Se há, com qual finalidade e que meios são utilizados para isso? c) Havendo dominação, há resistência? Como ela se dá? Que grupos representam esses impulsos opostos? No âmbito teórico e prático, a discussão encaminha apontamentos sobre as estratégias de dominação e apropriação da escola enquanto espaço e território, discutindo como a categoria espaço é representada e mobilizada desde o ponto de vista do poder disciplinar e da reprodução das relações sociais de produção, como ela aí é utilizada e qual a dimensão espacial das estratégias de apropriação dos sujeitos que aí estão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabajo presenta un estudio sobre la producción del espacio escolar, su dinámica interna, los conflictos que se desarrollan en su cotidiano, discutiendo a partir de ahí la apropiación desarrollada en ese espacio por los distintos sujetos y teniendo como objeto de estudio una Escuela Municipal ubicada en la región metropolitana de Porto Alegre. Se busca acá contestar a las siguientes cuestiones: a) ¿Cómo el espacio escolar se presenta en cuanto territorio? b) ¿Hay intentos homogéneos de dominación y control de tal espacio? En el caso de que haya, ¿con qué finalidad y cuáles son los medios utilizados para eso? c) Si hay dominación, ¿hay resistencia? ¿Cómo se desarrolla? ¿Cuáles grupos representan tales impulsos opuestos? En el ámbito teórico y práctico, la discusión encamina apuntes sobre las estrategias de dominación y apropiación de la escuela como espacio y territorio, discutiendo como la categoría espacio es representada y movilizada desde el punto de vista del poder disciplinario y de la reproducción de las relaciones sociales de producción, como ahí es utilizada y cuál es la dimensión espacial de las estrategias de apropiación por parte de los sujetos que ahí figuran. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escuela | en |
dc.subject | Espaço e territorialidade | pt_BR |
dc.subject | Territorialidade humana | pt_BR |
dc.subject | Poder disciplinario | en |
dc.subject | Transformação social | pt_BR |
dc.subject | Reproducción de las relaciones sociales | en |
dc.subject | Territorio | en |
dc.subject | Territorialidad | en |
dc.title | Por uma Geografia do poder da escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001010711 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7443)Geografía (843)