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dc.contributor.advisorMello, Pedro Barbosapt_BR
dc.contributor.authorMügge, Leonel Valmorpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-19T02:29:36Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150975pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho foram avaliados e comparados experimentalmente indicadores de desempenho, consumo e emissões de um motor de ciclo Otto, 1.6L, carburado, alimentado com diferentes proporções de álcool etílico anidro combustível e gasolina A. Os resultados mostraram aumento do torque e potência para menores percentuais de etanol. O consumo específico com maiores percentuais de etanol apresentou valores mais elevados em razão do menor poder calorífico do combustível. Quanto às emissões, verificou-se que os valores de monóxido de carbono e hidrocarbonetos reduziram para maiores concentrações de etanol em razão de uma mistura ar e combustível menos rica. Os resultados claramente foram influenciados pela presença de um carburador como formador da mistura ar e combustível em razão da não sensibilidade deste para as diferentes necessidades da mistura ar combustível dos diferentes percentuais de etanol testados.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, performance, consumption and emissions indicators of a Otto cycle engine, 1.6L, carburized, were analyzed and compared experimentally, with different proportions of ethyl alcohol anhydrous fuel and gasoline A. The results showed an increase in torque and power for lower percentages of ethanol. The specific consumption with higher percentages of ethanol presented higher values due to the lower calorific value of the fuel. As for the emissions, it was found that carbon monoxide and hydrocarbon values reduced to higher ethanol concentrations because of a less rich air and fuel blend. The results were clearly influenced by the presence of a carburetor as a mixture of air and fuel due to its lack of sensitivity to the different requirements of the air fuel mixture of the different percentages of ethanol tested.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectPercentage of AEACen
dc.subjectGasoline Cen
dc.subjectSpecific fuel consumptionen
dc.subjectCalorific poweren
dc.titleAnálise da sensibilidade de um motor Otto carburado a diversos teores de álcool anidro adicionado à gasolina Apt_BR
dc.title.alternativeSensitivity analysis of a Otto carburized engine at various levels of anhydrous alcohol added to gasoline A en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001009915pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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