Análise da sensibilidade de um motor Otto carburado a diversos teores de álcool anidro adicionado à gasolina A
dc.contributor.advisor | Mello, Pedro Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Mügge, Leonel Valmor | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-19T02:29:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/150975 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho foram avaliados e comparados experimentalmente indicadores de desempenho, consumo e emissões de um motor de ciclo Otto, 1.6L, carburado, alimentado com diferentes proporções de álcool etílico anidro combustível e gasolina A. Os resultados mostraram aumento do torque e potência para menores percentuais de etanol. O consumo específico com maiores percentuais de etanol apresentou valores mais elevados em razão do menor poder calorífico do combustível. Quanto às emissões, verificou-se que os valores de monóxido de carbono e hidrocarbonetos reduziram para maiores concentrações de etanol em razão de uma mistura ar e combustível menos rica. Os resultados claramente foram influenciados pela presença de um carburador como formador da mistura ar e combustível em razão da não sensibilidade deste para as diferentes necessidades da mistura ar combustível dos diferentes percentuais de etanol testados. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work, performance, consumption and emissions indicators of a Otto cycle engine, 1.6L, carburized, were analyzed and compared experimentally, with different proportions of ethyl alcohol anhydrous fuel and gasoline A. The results showed an increase in torque and power for lower percentages of ethanol. The specific consumption with higher percentages of ethanol presented higher values due to the lower calorific value of the fuel. As for the emissions, it was found that carbon monoxide and hydrocarbon values reduced to higher ethanol concentrations because of a less rich air and fuel blend. The results were clearly influenced by the presence of a carburetor as a mixture of air and fuel due to its lack of sensitivity to the different requirements of the air fuel mixture of the different percentages of ethanol tested. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Percentage of AEAC | en |
dc.subject | Gasoline C | en |
dc.subject | Specific fuel consumption | en |
dc.subject | Calorific power | en |
dc.title | Análise da sensibilidade de um motor Otto carburado a diversos teores de álcool anidro adicionado à gasolina A | pt_BR |
dc.title.alternative | Sensitivity analysis of a Otto carburized engine at various levels of anhydrous alcohol added to gasoline A | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009915 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Engenharias (5789)