Análise comparativa de vibrações e conforto em elevadores com diferentes sistemas de acionamento
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Data
2016Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Comparative analysis of vibrations and comfort in lifts with different drive systems
Assunto
Resumo
Com o passar dos anos e com o constante crescimento da população mundial, serão cada vez mais pertinentes o estudo e o aprimoramento dos meios de transporte vertical. Mesmo para um usuário frequente de elevador, é difícil avaliar a qualidade das viagens realizadas quando não existe um comparativo direto (como os casos em que existem dois elevadores em um mesmo edifício com diferentes sistemas de acionamento). Inclusive nestes casos, quando há o comparativo direto, a avaliação perceptiva pode nã ...
Com o passar dos anos e com o constante crescimento da população mundial, serão cada vez mais pertinentes o estudo e o aprimoramento dos meios de transporte vertical. Mesmo para um usuário frequente de elevador, é difícil avaliar a qualidade das viagens realizadas quando não existe um comparativo direto (como os casos em que existem dois elevadores em um mesmo edifício com diferentes sistemas de acionamento). Inclusive nestes casos, quando há o comparativo direto, a avaliação perceptiva pode não ser precisa ou mesmo constante, especialmente quando a diferença entre a qualidade em viagem entre eles não é significativa. Portanto, faz-se necessário um estudo mais aprofundado, quantificando as vibrações em cabina para cada sistema de acionamento, determinando a partir destes dados qual o sistema que oferece maior conforto e aquele que é o mais desconfortável, buscando sempre entender os motivos que os levam a ser mais ou menos confortáveis para o usuário. Desta forma, são avaliadas as vibrações em elevadores com acionamento hidráulico e elétrico (tipo mais comum movido a cabos de tração, polia e motor), sendo que nos elevadores elétricos são analisados pelo menos três casos distintos: elevador de duas velocidades (AC2), elevador de duas velocidades com controle de tensão e corrente no motor de tração na redução (ACVV) e elevador equipado com inversor de frequência para controle direto da amplitude das tensões e frequências, na aceleração e redução (ACVVVF). É realizada também a comparação direta do conforto de dois elevadores instalados em um Centro Médico, com mesma idade e especificações mecânicas, com acionamentos distintos (AC2 e ACVVVF). Para coletar os dados utilizou-se o medidor portátil Quest VI-400 PRO, em conjunto com o transdutor seatpad posicionado no centro das cabinas dos elevadores selecionados, conforme especificado na norma internacional ISO 18738. Os valores obtidos nas medições foram comparados com os valores descritos na norma internacional ISO 2631-1 para vibrações de corpo inteiro, que determina os índices ideais de conforto em escala e também determina os valores e cálculos para análise com relação à saúde dos usuários. A análise dos resultados para conforto indicou o sistema ACVVVF como mais confortável e a plataforma hidráulica para acessibilidade como mais desconfortável. Foram obtidos resultados satisfatórios para todos os elevadores estudados com relação à saúde. ...
Abstract
Over the years and with the steady growth of the world population will be increasingly relevant to the study and improvement of vertical transport. Even for a frequent user of elevator, it is difficult to assess the quality of trips when there is no direct comparison (such as where there are two elevators in the same building with different drive systems). Even in these cases, when there is direct comparison, the perceptual evaluation may not be accurate or constant, especially when the differe ...
Over the years and with the steady growth of the world population will be increasingly relevant to the study and improvement of vertical transport. Even for a frequent user of elevator, it is difficult to assess the quality of trips when there is no direct comparison (such as where there are two elevators in the same building with different drive systems). Even in these cases, when there is direct comparison, the perceptual evaluation may not be accurate or constant, especially when the difference between the quality of the travel between them is not significant. Therefore, further study is necessary, quantifying vibration in cabin for each drive system to determine from these data what system provides greater comfort and the one that is the most uncomfortable, always seeking to understand the reasons why the elevator to be more or less comfortable for the user. In this way, vibrations are evaluated in elevators with hydraulic and electric drive (most common type powered by traction with cable, pulley and engine), and the electric lifts are analyzed at least three different cases: two-speed elevator (AC2), elevator with two-speed control voltage and current in the reduction in the traction motor (ACVV) and elevator equipped with frequency inverter for direct control of the amplitude of voltage and frequency, acceleration and reduction (ACVVVF). It also held a direct comparison of the comfort of two elevators installed in a medical center, with the same age and mechanical specifications, with different drives (AC2 and ACVVVF). To collect the data was used the portable meter Quest VI-400 PRO, in conjunction with the transducer seatpad positioned in the center of the booths of selected lifts as specified in the international standard ISO 18738. The values obtained in the measurements were compared with the values described in the international standard ISO 2631-1 for whole-body vibrations, which determines the optimal level of comfort in scale and also determines the values and calculations for analysis regarding the health of users. The results indicated for comfort ACVVVF system as more comfortable and hydraulic platform for accessibility as more uncomfortable. Satisfactory results for all lifts studied in relation to health were obtained. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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