Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorMussato, Solangept_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T02:30:28Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2176-5634pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150442pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo investiga de que forma Atividades-Matemáticas-com-Tecnologias-Digitais podem ser desenvolvidas considerando aspectos culturais de um determinado contexto. Essas atividades consideram as Tecnologias Digitais (TD) partícipes do processo cognitivo, ou seja, as TD não são meras auxiliares, não são consideradas ferramentas que agilizam ou fonte motivadora do processo educacional, exclusivamente. Elas condicionam a produção do conhecimento matemático. Nessa perspectiva, então, essa pesquisa está embasada na concepção de Cyberformação3 (ROSA, 2015) e em concepções teóricas sobre cultura (BRUNER, 2001; DAYRELL, 2001; EAGLETON, 2011; KROEBER, 1970), uma vez que as atividades produzidas nesse estudo também tomam os contextos culturais das participantes como orientadores do processo de produção do conhecimento matemático. Assim, analisamos na perspectiva qualitativa uma atividade desenvolvida por uma das professoras participantes de um curso de extensão de Cyberformação, o qual ocorreu no decorrer de 40 horas com nove participantes, por meio das plataformas Moodle4 e VMT5. A análise desenvolvida possibilitou identificar que a inserção de aspectos culturais, do contexto vivenciado pela participante, em uma Atividade-Matemática-com-Tecnologias-Digitais pode potencializar a produção do conhecimento matemático duplamente, pois, além de ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD, as atividades intencionalmente objetivam o ser-pensar-saber-fazer-culturalmente-com-TD o que amplia o leque de possibilidades de sentido para a matemática produzida.pt_BR
dc.description.abstractThe present article investigates how Mathematical-Activities-with-Digital-Technologies may be developed considering cultural aspects of a determined context. These activities regard the Digital Technology (DT) as participants in the cognitive process, i.e. the DT are not mere adjuncts, they not are considered tools that streamline or motivating source of educational process, exclusively. They condition the mathematical knowledge production. In this perspective, this research is grounded in Cybereducation conception (ROSA, 2015) and in theoretical concepts about culture (Bruner, 2001; DAYRELL, 2001; Eagleton, 2011; Kroeber, 1970), because the activities produced in this study also take the cultural contexts of participants as guiding the mathematical knowledge production process. So, we analyze in qualitative perspective one activity developed by one of the teachers, participants in an extension course of Cybereducation, which occured during 40 hours with nine participants, trough Moodle and VMT platforms. The developed analysis enabled us to identify that the insertion of cultural aspects, make living context by participating, in an Mathematics- Activity-with-Digital-Technologies can enhance the doubly mathematical knowledge production therefore besides being-with, think-with and know-how-to-do-with-DT, the activities intentionally aim being-think-know-how-to-do-culturally-with-DT what expands the range of possibilities of sense to mathematics produced.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. São Paulo, SP. Vol. 8, n. 4 (2015), p. 23-42pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultureen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMathematics activityen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.titleAtividade-matemática-com-tecnologias-digitais-e-contextos-culturais : investigando o design como processo de cyberformação com professores de matemáticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001004882pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples