Atividade-matemática-com-tecnologias-digitais-e-contextos-culturais : investigando o design como processo de cyberformação com professores de matemática
dc.contributor.author | Rosa, Maurício | pt_BR |
dc.contributor.author | Mussato, Solange | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T02:30:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-5634 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/150442 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo investiga de que forma Atividades-Matemáticas-com-Tecnologias-Digitais podem ser desenvolvidas considerando aspectos culturais de um determinado contexto. Essas atividades consideram as Tecnologias Digitais (TD) partícipes do processo cognitivo, ou seja, as TD não são meras auxiliares, não são consideradas ferramentas que agilizam ou fonte motivadora do processo educacional, exclusivamente. Elas condicionam a produção do conhecimento matemático. Nessa perspectiva, então, essa pesquisa está embasada na concepção de Cyberformação3 (ROSA, 2015) e em concepções teóricas sobre cultura (BRUNER, 2001; DAYRELL, 2001; EAGLETON, 2011; KROEBER, 1970), uma vez que as atividades produzidas nesse estudo também tomam os contextos culturais das participantes como orientadores do processo de produção do conhecimento matemático. Assim, analisamos na perspectiva qualitativa uma atividade desenvolvida por uma das professoras participantes de um curso de extensão de Cyberformação, o qual ocorreu no decorrer de 40 horas com nove participantes, por meio das plataformas Moodle4 e VMT5. A análise desenvolvida possibilitou identificar que a inserção de aspectos culturais, do contexto vivenciado pela participante, em uma Atividade-Matemática-com-Tecnologias-Digitais pode potencializar a produção do conhecimento matemático duplamente, pois, além de ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD, as atividades intencionalmente objetivam o ser-pensar-saber-fazer-culturalmente-com-TD o que amplia o leque de possibilidades de sentido para a matemática produzida. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present article investigates how Mathematical-Activities-with-Digital-Technologies may be developed considering cultural aspects of a determined context. These activities regard the Digital Technology (DT) as participants in the cognitive process, i.e. the DT are not mere adjuncts, they not are considered tools that streamline or motivating source of educational process, exclusively. They condition the mathematical knowledge production. In this perspective, this research is grounded in Cybereducation conception (ROSA, 2015) and in theoretical concepts about culture (Bruner, 2001; DAYRELL, 2001; Eagleton, 2011; Kroeber, 1970), because the activities produced in this study also take the cultural contexts of participants as guiding the mathematical knowledge production process. So, we analyze in qualitative perspective one activity developed by one of the teachers, participants in an extension course of Cybereducation, which occured during 40 hours with nine participants, trough Moodle and VMT platforms. The developed analysis enabled us to identify that the insertion of cultural aspects, make living context by participating, in an Mathematics- Activity-with-Digital-Technologies can enhance the doubly mathematical knowledge production therefore besides being-with, think-with and know-how-to-do-with-DT, the activities intentionally aim being-think-know-how-to-do-culturally-with-DT what expands the range of possibilities of sense to mathematics produced. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. São Paulo, SP. Vol. 8, n. 4 (2015), p. 23-42 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Culture | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | en |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Mathematics activity | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.title | Atividade-matemática-com-tecnologias-digitais-e-contextos-culturais : investigando o design como processo de cyberformação com professores de matemática | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001004882 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)