Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Valeska Alessandra dept_BR
dc.contributor.authorMorosini, Marilia Costapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Cleoni Maria Barbosapt_BR
dc.contributor.authorLeite, Denisept_BR
dc.contributor.authorFranco, Maria Estela Dal Paipt_BR
dc.contributor.authorCunha, Maria Isabel dapt_BR
dc.contributor.authorIsaia, Silvia Maria Aguiarpt_BR
dc.date.accessioned2016-12-16T02:16:38Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1413-2478pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/150109pt_BR
dc.description.abstractEste artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições.pt_BR
dc.description.abstractThis article provides reflections on the quality of higher education carried out on the Observatory of Higher Education Project, developed by the South Brazilian Network of Researchers in Higher Education – RIES/ CAPES/INEP. The methodology, involving different quanti-qualitative procedures, points to the complexity of proposing evaluation indicators which assume university’s contextualized and temporal character and take multireferentiality as a value. Data review is accompanied by the project’s general theoretical interpretation and by specific interpretations of axes relating the quality of higher education to themes of internationalization, administration, undergraduate teaching, innovation, professional teacher training and development. Thus, indicators are constructed aiding the perception of quality and contributions offered.en
dc.description.abstractEste artículo sintetiza algunas reflexiones acerca de la calidad de la educación superior realizadas por el Projeto Observatório da Educação Superior, desarrollado por la Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. La metodología, con diferentes procedimientos cuanti-cualitativos, apunta la complejidad de proponerse indicadores de evaluación que asumen el carácter contextualizado y temporal de la universidad y la multirreferencialidad como valor. La análisis de los datos es acompañada de interpretación teórica general del proyecto y específica de ejes que relacionan la calidad de la educación superior a los temas de internacionalización, gestión, enseñanza de grado, innovación, formación y desarrollo profesional docente. De esta manera, se construyen indicadores que auxilian la percepción acerca de la calidad y ofrecen contribuciones.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação. Vol. 21, n. 64 (jan./mar. 2016), p. 13-37pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectQualityen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectIndicatorsen
dc.subjectObservatory of higher education CAPES/INEPen
dc.subjectEducación superiores
dc.subjectCalidades
dc.subjectUniversidades
dc.subjectIndicadoreses
dc.subjectObservatorio de educação CAPES/INEPes
dc.titleA qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadorespt_BR
dc.title.alternativeQuality of higher education and the complex exercise of proposing indicators en
dc.title.alternativeCalidad en educación superior y el complejo ejercicio de proponer indicadores es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000999353pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples