A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores
dc.contributor.author | Lima, Valeska Alessandra de | pt_BR |
dc.contributor.author | Morosini, Marilia Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Cleoni Maria Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Leite, Denise | pt_BR |
dc.contributor.author | Franco, Maria Estela Dal Pai | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Maria Isabel da | pt_BR |
dc.contributor.author | Isaia, Silvia Maria Aguiar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-12-16T02:16:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-2478 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/150109 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre a qualidade da educação superior realizadas no Projeto Observatório da Educação Superior, desenvolvido pela Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. A metodologia, com diferentes procedimentos quantiqualitativos, aponta a complexidade de serem propostos indicadores de avaliação que assumem o caráter contextualizado e temporal da universidade e a multirreferencialidade como valor. A análise dos dados é acompanhada de interpretação teórica geral do projeto e específica de eixos que relacionam qualidade da educação superior aos temas de internacionalização, gestão, ensino de graduação, inovação, formação e desenvolvimento profissional docente. Constroem-se, assim, indicadores que auxiliam a percepção sobre a qualidade e oferecem contribuições. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article provides reflections on the quality of higher education carried out on the Observatory of Higher Education Project, developed by the South Brazilian Network of Researchers in Higher Education – RIES/ CAPES/INEP. The methodology, involving different quanti-qualitative procedures, points to the complexity of proposing evaluation indicators which assume university’s contextualized and temporal character and take multireferentiality as a value. Data review is accompanied by the project’s general theoretical interpretation and by specific interpretations of axes relating the quality of higher education to themes of internationalization, administration, undergraduate teaching, innovation, professional teacher training and development. Thus, indicators are constructed aiding the perception of quality and contributions offered. | en |
dc.description.abstract | Este artículo sintetiza algunas reflexiones acerca de la calidad de la educación superior realizadas por el Projeto Observatório da Educação Superior, desarrollado por la Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES/CAPES/INEP. La metodología, con diferentes procedimientos cuanti-cualitativos, apunta la complejidad de proponerse indicadores de evaluación que asumen el carácter contextualizado y temporal de la universidad y la multirreferencialidad como valor. La análisis de los datos es acompañada de interpretación teórica general del proyecto y específica de ejes que relacionan la calidad de la educación superior a los temas de internacionalización, gestión, enseñanza de grado, innovación, formación y desarrollo profesional docente. De esta manera, se construyen indicadores que auxilian la percepción acerca de la calidad y ofrecen contribuciones. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de educação. Vol. 21, n. 64 (jan./mar. 2016), p. 13-37 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Qualidade da educação | pt_BR |
dc.subject | Quality | en |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | University | en |
dc.subject | Indicators | en |
dc.subject | Observatory of higher education CAPES/INEP | en |
dc.subject | Educación superior | es |
dc.subject | Calidad | es |
dc.subject | Universidad | es |
dc.subject | Indicadores | es |
dc.subject | Observatorio de educação CAPES/INEP | es |
dc.title | A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores | pt_BR |
dc.title.alternative | Quality of higher education and the complex exercise of proposing indicators | en |
dc.title.alternative | Calidad en educación superior y el complejo ejercicio de proponer indicadores | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000999353 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40977)Humanities (7142)