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dc.contributor.advisorStorck, Alfredo Carlospt_BR
dc.contributor.authorGessinger, Rafael Koerigpt_BR
dc.date.accessioned2016-11-10T02:20:00Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149555pt_BR
dc.description.abstractA tese tem por objeto as noções de virtude adquirida e de virtude infusa na obra de Tomás de Aquino, e pretende defender uma leitura integracionista da ética de Tomás, segundo a qual a os conceitos de virtude, lei e graça formam um conjunto harmônico e têm, entre si, relações de dependência recíproca. As virtudes adquiridas por atos humanos tornam-se inteligíveis à luz do conceito de sindérese e dos primeiros princípios da lei natural. As virtudes infusas são explicadas como efeitos da graça e da lei divina. O conceito de habilidade (habitus) é analisado como o gênero das virtudes e ajuda a resolver objeções contra os dois tipos de virtudes. Prova-se que a causação das virtudes adquiridas e das virtudes infusas segue uma estrutura espelhada, que tem Deus como causa eficiente remota, por meio dos princípios exteriores da lei e da graça. A origem exterior, porém, não compromete a natureza da virtude como perfeição interior, em ambos os casos, graças ao conceito de habilidade. A leitura integracionista é concluída com a subordinação das virtudes adquiridas ordenadas a uma felicidade imperfeita às virtudes infusas, que têm a felicidade perfeita como objeto e fim.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis analyses the notions of acquired and infused virtue in the work of Thomas Aquinas in order to present an integracionist reading of his ethics, by which concepts like virtue, law and grace are treated as parts of a harmonic set, having reciprocal relations among each other. The idea of virtues acquired by human acts becomes intelligible in the light of the concept of synderesis and the first principles of natural law. Infused virtues are understood as effects from grace and divine law. The concept of hability (habitus) is analysed as the gender of all virtue and helps to resolve objections raised against both kinds of virtue. It proves that the causation of virtues, acquired and infused, follows a simetrical sctructure in which God works as the remote efficient cause, by means of the external principles of law and grace. However, the external provenance of these principles does not jeopardise the virtue’s character as an interior perfection, in both cases of acquired and infused virtue, thanks to the concept of hability. The integracionist reading ends with the subordination of the acquired virtues that aims to an imperfect happiness to the infused virtues that have perfect happiness as their proper object and goal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfused virtueen
dc.subjectTomás, de Aquino, Santo, 1225?-1274pt_BR
dc.subjectAcquired virtueen
dc.subjectFilosofia medievalpt_BR
dc.subjectMedieval philosophyen
dc.subjectÉtica tomistapt_BR
dc.subjectTeoria das virtudespt_BR
dc.subjectThomasian ethicsen
dc.subjectVirtude (Filosofia)pt_BR
dc.subjectHabilidade (Filosofia)pt_BR
dc.titleA causação das virtudes : virtude adquirida e virtude infusa em Tomás de Aquinopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001005804pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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