Apontamentos sobre as manifestações dos trabalhadores em educação e dos estudantes das escolas públicas estaduais : um estudo de caso
Visualizar/abrir
Data
2016Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente texto desdobra-se de uma pesquisa que investigou as percepções docentes e discentes perante os movimentos de paralisações do magistério gaúcho no ano de 2015 e meados de 2016. Nele abordo os possíveis motivos que levaram os trabalhadores em educação e estudantes a aderir a greves, paralizações e ocupações, como tem sido a representatividade do sindicato CPERS para a categoria e como são os discursos que legitimam os movimentos. Para tal, foram elaboradas entrevistas semiestruturadas ...
O presente texto desdobra-se de uma pesquisa que investigou as percepções docentes e discentes perante os movimentos de paralisações do magistério gaúcho no ano de 2015 e meados de 2016. Nele abordo os possíveis motivos que levaram os trabalhadores em educação e estudantes a aderir a greves, paralizações e ocupações, como tem sido a representatividade do sindicato CPERS para a categoria e como são os discursos que legitimam os movimentos. Para tal, foram elaboradas entrevistas semiestruturadas com professores, observações participantes em reuniões dentro de escolas, em núcleo do sindicato, em ocupação de escola e atos de protestos realizados em Porto Alegre e Viamão. Foram analisadas também redações realizadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre os movimentos de paralisações e consultas a trabalhos acadêmicos com temáticas sobre movimentos sociais, movimentos de docentes e movimentos sindicalistas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (764)
Este item está licenciado na Creative Commons License