Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Lizey Silveira dapt_BR
dc.date.accessioned2016-11-10T02:19:44Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/149535pt_BR
dc.description.abstractO presente texto desdobra-se de uma pesquisa que investigou as percepções docentes e discentes perante os movimentos de paralisações do magistério gaúcho no ano de 2015 e meados de 2016. Nele abordo os possíveis motivos que levaram os trabalhadores em educação e estudantes a aderir a greves, paralizações e ocupações, como tem sido a representatividade do sindicato CPERS para a categoria e como são os discursos que legitimam os movimentos. Para tal, foram elaboradas entrevistas semiestruturadas com professores, observações participantes em reuniões dentro de escolas, em núcleo do sindicato, em ocupação de escola e atos de protestos realizados em Porto Alegre e Viamão. Foram analisadas também redações realizadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre os movimentos de paralisações e consultas a trabalhos acadêmicos com temáticas sobre movimentos sociais, movimentos de docentes e movimentos sindicalistas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGrevespt_BR
dc.subjectMagistério público estadualpt_BR
dc.subjectSindicatopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectViamão (RS)pt_BR
dc.titleApontamentos sobre as manifestações dos trabalhadores em educação e dos estudantes das escolas públicas estaduais : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001006229pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples