Escolas do campo na região sul do Brasil : primeiras aproximações a partir do IDEB
dc.contributor.author | Paludo, Conceição | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Maria Antonia de | pt_BR |
dc.contributor.author | Beltrame, Sonia Aparecida Branco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-27T02:20:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-258x | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/149293 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem o objetivo de socializar a primeira fase da pesquisa quanti-qualitativa em desenvolvimento na Região Sul do Brasil, que tem como um dos propósitos caracterizar as escolas do campo a partir do levantamento dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, referente a 2009, nos três estados da Região. A pesquisa vincula-se ao Observatório da Educação, núcleo em rede, que tem três objetivos centrais: levantamento de dados do IDEB; análise do letramento dos professores; e formação de professores segundo a concepção da investigação-ação. Neste artigo são apresentadas considerações teórico-metodológicas acerca da avaliação da educação básica; bem como uma descrição dos resultados obtidos em cada um dos estados no que tange ao IDEB das escolas do campo; e realizam-se as primeiras aproximações acerca de características das escolas do campo nos três estados. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to socialize the first phase of a quali-quantitative research being carried out in the Southern of Brazil that has as one of its main goals to characterize the rural schools from data collecting in the Basic School Development Index - IDEB year 2009 in the three states of that region. The research is part of the Observatory of Education, a networked center that has three main objectives: data collecting of IDEB; analyses of teacher literacy; and teacher development according to action research conception. In this article, theoretical and methodological considerations on basic school evaluation, are presented; as well as a description of the outcomes obtained in each of the States; and the first approaches about the rural schools traits in the thee states. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação em perspectiva. Viçosa, MG. Vol. 6, n. 2 (jul./dez. 2015), p. 290-316 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | IDEB | en |
dc.subject | Escola rural | pt_BR |
dc.subject | Rural education | en |
dc.subject | Índice de Desenvolvimento da Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Public school | en |
dc.title | Escolas do campo na região sul do Brasil : primeiras aproximações a partir do IDEB | pt_BR |
dc.title.alternative | Rural schools in the southern of Brazil : first aprocahes from IDEB results | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001003798 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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